Foto: Divulgação
Promovido em uma parceria entre a Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB) com Bichomania Petshop e Clínica Veterinária e o Instituto Bichomania, o Evento de Adoção Bichomania & Sana, que é hoje um dos maiores do Nordeste, está acontecendo no Centro de Eventos durante o Sana, começando no dia 12 e indo até 13 e 14 de julho. São seis instituições de acolhimento de animais envolvidas na ação: Causa Pet, Lar Tintin, Protetores Bola de Pelo, Abrigo Pichano, Abrigo da Estela, Animais Universitários e vários protetores independentes.
A pauta mais importante do evento é a defesa pela adoção responsável, tendo como objetivo promover a causa animal, incentivar a adoção de cães e gatos carentes, resgatados das ruas e ajudar ONGs que protegem animais. Os pets resgatados receberão uma série de cuidados para ficarem aptos à adoção solidária e responsável. Estão apoiando o evento: Secretaria de Proteção Animal do Ceará (Sepa), Royal Canin, Dec Vet Distribuidora, Bravecto e Vetnil.
O organizador do evento, Felipe Ribeiro, que é presidente do Instituto Bichomania e coordenador do Departamento de Cuidado animal da FCNB, diz que é o único evento de adoção com veterinário no local e entrega os animais vacinados com vacina antirrábica, vermifugados, já com teste de Calazar feito no evento, encoleiramento antiparasitário para os que têm idade apta, feito pela Sepa, e com garantia de castração pela Sepa para animais adotados.
“Amo e cuido dos animais desde criança. Acredito que o dever social do empresário do segmento pet é com a causa animal. O evento também conta com o site adotapetce.com.br, idealizado por mim em 2020 para ajudar as ONGs na época da pandemia, e agora requalificado e que será relançado no evento, que permite aos interessados conhecer e ter informações dos animais disponíveis para adoção no Sana de forma antecipada, facilitando o processo de adoção.”, explica Felipe Ribeiro, da Bichomania.
O Maior Evento de Adoção do Ceará é uma iniciativa que visa não apenas promover a adoção responsável de animais, mas também sensibilizar a sociedade para a importância de cuidar e proteger os animais. Com a participação de diversas entidades e empresas engajadas na causa animal, o evento tem potencial para transformar a vida de muitos animais, proporcionando-lhes um novo lar e uma segunda chance. Ao longo das edições, já foram contabilizadas 301 adoções e mais de três toneladas de ração encaminhadas para ONGs e protetores parceiros.
O que é necessário para adotar?
Para adotar um animal durante o evento, os interessados devem passar por uma entrevista de avaliação de perfil, assinar um termo de adoção e apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência. É importante ressaltar que é necessário ser maior de 21 anos ou estar acompanhado por um responsável.
Por Fernanda Leite
@fernandaleitecomunicacao