HOME Notícias
"Cremação de pets se apresenta como tendência no Brasil", por Fernanda Leite


Foto: Divulgação

Com o aumento de animais de estimação no lares brasileiros, foi notado um crescimento na contratação de serviços funerários voltados ao mercado pet. Uma modalidade em alta tem sido a cremação de pets.

 

O número de animais nos lares brasileiros vem aumentando, com mais de 54 milhões de cães e gatos, 13% a mais do que dois anos atrás. Com esse crescimento, o setor de produtos pet no Brasil mostra sua força nos diferentes canais em que atua. O Instituto Pet Brasil - IPB registrou um faturamento de R$ 67,4 bilhões em 2023, um crescimento de 14% em relação a 2022. Os números colocam o país como o terceiro maior mercado do segmento, atrás somente de Estados Unidos e China. Este setor também oferece conforto aos tutores depois da partida do bichinho. No Ceará, a procura pelo serviço de cremação de animais triplicou nos últimos dois anos.

 

Raissa Vasconcelos, diretora do Anjo Eterno Pet, empresa do ramo funerário de animais, acrescenta que, assim como o aumento da presença dos pets nas casas dos brasileiros, teve uma crescente, pela procura de cremação no caso dos óbitos dos animais.

 

“Os pets se tornaram parte da família de grande parte das pessoas. Por isso, quando o animal morre, o tutor se vê com a responsabilidade de fazer uma despedida digna e honrosa, como a cremação”, afirma Raissa.

 

Especialista da Anjo Eterno Pet explica as características da cremação de pets

A diretora do Anjo Eterno Pet destaca que as empresas do setor funerário realizam a cremação de pets seguindo os mesmos parâmetros da cremação de seres humanos. O forno  é o mesmo tipo que seria para cremação de humanos, só que ele tem um tamanho diferente.

 

“Nossa empresa tem atendimento  24 horas por dia e sete dias por semana, com transporte do corpo no local do óbito até a Anjo Eterno Pet, atestado de cremação e garantia de autenticidade do processo. O cliente pode conhecer a estrutura e, dependendo do tipo de serviço que ele contratar, pode aguardar e inclusive assistir o processo da cremação. Então, realmente, oferecemos todo o suporte que a família precisa nesse momento tão difícil”, explica Raissa.

 

A Anjo Eterno Pet trabalha com dois tipos de serviços: emergencial e preventivo. O primeiro é a contratação do serviço no momento do óbito, e o segundo pode ser adquirido a qualquer momento e pago mensalmente. O tutor também pode escolher entre a cremação coletiva, compartilhada ou a individual. No caso da coletiva não é possível ter as cinzas do pet. Os serviços de cremação se estendem para além de cães e gatos, o que inclui todos os tipos de pets.

 

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Nacional da Agricultura - SNA, 61% dos tutores consideram os pets como um membro do lar. “Um dos momentos mais preocupantes para quem tem um pet é a hora de se despedir de seu amigo, que fez parte da família por diversos anos. Além de ser uma fase difícil, muitos tutores não possuem conhecimento ou instrução de como agir nesses momentos, ou quais serviços procurar para possibilitar um final mais digno aos seus pets”, afirma.

 

A diretora da Anjo Eterno Pet pontua o fato de que algumas empresas do setor pet oferecem a prestação do serviço de cremação, mas incineram os animais com outros resíduos ou são enviados para estudos. “Outras empresas chegam ao ponto de descartar o corpo no lixo, alegando para a família que a cremação ocorreu como contratado.”

 

No caso da psicóloga Júlia Feitosa, tutora do cachorro Bob, a escolha da cremação foi consciente, pois ela queria as cinzas do seu bichinho para colocar em um amuleto e fazer uma homenagem a ele. “Eu já sabia que a incineração não entrega as cinzas do animal para o tutor, simplesmente o serviço faz o descarte. Jamais passaria pela minha cabeça um descarte sem uma conotação de sentimento com algum ritual para um amigo de quatro patas para o qual eu dedicava muito afeto, carinho e amor”, falou.

 

O que fazer com as cinzas do pet

Segundo Raíssa, a primeira dica é escolher uma urna para cinzas que mais representa o seu pet. Espalhar as cinzas em um lugar especial também é uma ótima opção para você retornar ao local e lembrar de todos os momentos felizes que ali passaram.

 

Ainda de acordo com a diretora da Anjo Eterno Pet, eternizar o seu bichinho através de um pingente ou de uma joia é um lindo gesto de companheirismo e amor.
“Através das cinzas, pode plantar uma árvore ou uma planta em uma urna biodegradável, Dessa forma, além de eternizar o seu amigo e fazer com que ele esteja presente de maneira ecológica, estará  ajudando o nosso planeta”, afirma Raíssa.

 

Enterrar animais no quintal é crime?

Alguns tutores optam por enterrar seus animais no quintal ou em algum terreno. Mas, essa é uma opção que deve ser descartada. A advogada Mayara Lima, explica que enterrar animais em um quintal ou terreno próprio não se trata de um crime tipificado na Constituição Federal.  Mas o enterro sem a técnica adequada, pode causar séria contaminação do solo e das águas na região e colocar em risco você, sua família e seus vizinhos.

 

“Caso ocorra essa contaminação do solo, pode acontecer a penalização. Existem nos tribunais brasileiros casos do tipo que já foram julgados. Mesmo que o entendimento geral seja de que você pode fazer o enterro em terreno próprio, mas existem leis municipais que proíbem e geram multas especificadas em cada cidade”, afirma a advogada.

 

Ainda segundo Raíssa Vasconcelos, os cuidados com os cadáveres humanos e animais devem ser os mesmos, o que inclui a presença de urna para manter o corpo enquanto ele entra em estágio de putrefação. “O  cadáver despejado num ambiente sem cuidado pode contaminar o lençol freático, que pode não abastecer diretamente a casa daquela pessoa, mas vai contribuir para a contaminação ambiental, para a área onde esse lençol freático drena.”

 

Ela também destaca que, antes de fechar um negócio com qualquer empresa, é necessário verificar se é legalizada e se possui um serviço de cremação especializado: “onde o último adeus ao pet seja marcado com todo respeito, amor e carinho que ele merece”, conclui a diretora da Anjo Eterno Pet.

Por Fernanda Leite
@fernandaleitecomunicacao

PUBLICIDADE