HOME Notícias
Entrevista com Eliseu Barros

O homem atrás do sucesso do Marina Park Hotel

 

Aos 51 anos, com 21 deles dedicados ao comando do Marina Park Hotel, o empresário Antônio Eliseu Barros Júnior vê seu nome consagrado no ramo hoteleiro. À frente de um dos mais importantes complexos de hotel do Brasil, ele bateu um papo descontraído e exclusivo com a Coluna Frisson.

Dentre outros assuntos, Eliseu Barros, nascido em Itapipoca e formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, falou das perspectivas do setor e de seu negócio a médio e longo prazo. “Investimos sempre em renovação e modernização, aderindo a novas tecnologias e técnicas de atendimento. É de extrema importância para nós oferecermos uma mão-de-obra qualificada e capacitada, para que possamos atender os nossos hóspedes com um serviço de alto padrão”, afirmou.

Confira a seguir:

Com formação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará, o que lhe despertou seguir para o ramo hoteleiro?

Após a conclusão do curso, comecei a trabalhar no grupo INACE – Indústria Naval do Ceará, na Diretoria de Compras e Suprimentos do Ceará, Piauí e Pará. O grupo é proprietário do Marina Park Hotel, e, assim, tive a oportunidade de participar ativamente do seu processo de construção. Depois da conclusão da obra, recebi o convite para compor a Diretoria Geral do hotel e estou nela até hoje.

Você participou da construção do Marina Park Hotel e, desde sua inauguração em 1993, está à frente de sua administração, totalizando 20 anos de experiência no setor. Quais as principais mudanças de lá para cá?

As mudanças são contínuas, pela necessidade de atualização constante. Ao longo desses anos, realizamos a ampliação nos nossos salões de eventos, reformamos os restaurantes, e desenvolvemos a área de lazer. Recentemente, reestruturamos nossa academia de ginástica, realocando-a e modernizando os equipamentos. Investimos principalmente na produção do Réveillon, já aclamado como o maior réveillon de hotel do Brasil, e de eventos de grande porte, como o Ceará Music, com atrações internacionais.

Como define sua experiência na Federação do Convention Bureau do Ceará?

Fui um dos fundadores do Fortaleza Convention Bureau e o primeiro presidente da instituição, permanecendo no cargo por três gestões, o que corresponde a seis anos. Posteriormente, foi fundado o Convention Bureau de Aquiraz, surgindo a necessidade de criar, também, a Federação Convention Bureau do Ceará, visando a unidade das ações no Estado. O sucesso na realização das atividades na Federação foi possível pela experiência adquirida na presidência do Fortaleza Convention Bureau e na realização de grandes eventos no Marina Park.

 

Se perguntarmos a qualquer empresário qual o maior objetivo de sua empresa, a resposta será: resultado! Além disso, o que o senhor busca na gestão atualmente?

Fidelizar meus clientes, oferecendo sempre um serviço com alto padrão de qualidade e criando e fortalecendo relacionamento com os hóspedes.

Em relação ao crescimento da violência em Fortaleza, isso tem prejudicado o ramo hoteleiro na Cidade?

Não minha visão, ainda não, porque a hospitalidade do povo cearense e a beleza e o encanto das praias, aliado às inúmeras opções de entretenimento na cidade, ainda se sobressaem aos percalços causados pela violência.

 

Com o crescimento do dólar, isso facilita a vinda de turistas ao Ceará?

Sim, porque o Nordeste é um destino muito atrativo para o turista internacional, principalmente o europeu. A valorização do dólar é mais um motivador para o agendamento de viagens para o Brasil e especificamente para o Ceará.

Quais estratégias você utiliza para chamar a atenção do turista?

O hotel por si já é um belo cartão postal. No mais, investimos constantemente na formação e capacitação da mão de obra e na modernização de nossa estrutura e mantemos um calendário anual de eventos e festivais que envolvem efetivamente o turista.

 

Cuidar de um hotel do porte do Marina Park requer muitas horas de dedicação. Como faz para administrar o tempo entre família e profissão?

Foi muito difícil administrar as duas áreas, principalmente no início, porque precisei dedicar 12 a 15 horas por dia à implementação do hotel, e esse período coincidiu com o crescimento dos meus filhos. Minha esposa também tem uma carga de trabalho muito ampla, atuando no ramo da construção naval, mas nós conseguimos encontrar um ponto de equilíbrio e criamos uma base muito sólida para nossa família.

Quais as dificuldades que mais enfrenta no cotidiano?

A principal dificuldade está na carga excessiva de trabalho, mas como trabalho com o que gosto e me sinto realizado fazendo-o, essa dificuldade se transforma em prazer.

 

Como espera que esteja o Marina Park Hotel daqui a 30 anos?

Espero que a boa imagem que o hotel possui no Brasil atualmente seja refletida no exterior, consolidando a marca não somente nacional, mas também internacionalmente.

Qual grande evento você tem interesse de promover no hotel?

Um show do The Rolling Stones.?

O Réveillon é tradicional por trazer a banda Chiclete com Banana. A banda por si só já tem uma divulgação forte. Com a saída do Bell Marques, quais estratégias serão utilizadas para a virada do ano em 2015?

Essa é uma decisão que dependerá do cenário musical na época, pois teremos que levar em consideração os artistas que estiverem em evidência. Ademais, é importante destacar que o Bell Marques sairá do Chiclete com Banana, mas não dá música.

O que não pode faltar no seu escritório?

Água.

 

Quais lugares do mundo que você mais gosta?

No Ceará, o lugar que mais gosto é Guaramiranga. No Brasil, o Rio de Janeiro. No exterior, Lisboa, Paris e Barcelona.

Em viagens de férias, você deve observar o atendimento em hotéis e outros detalhes. Há alguma inspiração para trazer essas novidades ao Marina? Cite um exemplo.

Nós, profissionais do setor hoteleiro, observamos sempre os serviços e o atendimento, atentando para a cordialidade e simpatia com que os funcionários recepcionam os hóspedes. Um hotel que me encantou muito foi Four Seasons Hotel Ritz Lisbon, em Portugal. Os funcionários são extremamente prestativos e o hotel oferece um serviço de quarto muito profissional e rápido.

O Marina Park possui muitos prêmios conquistados. Quais são os principais? E a quê se deve tamanho reconhecimento público?

Recebemos muitas premiações principalmente pelo serviço de qualidade que oferecemos, as inovações constantemente apresentadas e por nossa estrutura para eventos, que permite a produção de eventos de grande porte. Entre os inúmeros prêmios que já recebemos, posso destacar o Prêmio Caio, com o qual fomos contemplados em diversas edições nas categorias de “Hotel Com Espaço para Eventos de Grande Porte” e “Evento Social”; o Prêmio Top Mage, recebido por quatro anos consecutivos, pelo reconhecimento como empresa de maior recall; e o Prêmio Catavento de Prata, na categoria “Melhor 5 Estrelas”.

Como o Marina, por ser um hotel tradicional, dribla as ações dos concorrentes?

Investimos constantemente em marketing e publicidade, apresentando ao público nossa estrutura e serviço, através, principalmente, de publicação de anúncios nos mais importantes jornais e revistas e da participação em eventos do setor turístico. Assim, fortalecemos nossa imagem, valorizando nossos diferenciais frente aos concorrentes. Também estamos investindo em marketing digital, fazendo-nos presentes nos principais sites de redes sociais, a exemplo do Facebook e do Twitter.

 

De que forma a modernidade ultrapassa a tradição arquitetônica do Marina Park Hotel?

A arquitetura do Marina Park Hotel, embora tradicional, não deixa de lado a modernidade. Conseguimos ultrapassar a tradição arquitetônica, investindo constantemente em inovação tecnológica, adotando, por exemplo, uma Internet banda larga de qualidade. Recentemente lançamos nossa nova academia de ginástica, com os melhores e mais modernos aparelhos oferecidos no mercado atualmente.

Como o Marina Park Hotel busca fidelizar seus hóspedes?

Mantendo o alto padrão de serviço e sempre surpreendendo os hóspedes. Apresentamos novidades constantemente, tanto relacionadas à estrutura, quanto aos serviços.

Vários artistas renomados, quando lembram de hotéis no Ceará, mencionam o Marina. Como você explica isso tudo?

O Marina Park recebe seus hóspedes de uma maneira muito familiar, possibilitando-os sentir-se em casa, exatamente o que os artistas procuram. Como viajam muito, precisam de todo o conforto e atenção, quando, enfim, podem descansar. O Marina Park oferece as melhores suítes, a exemplo da Suíte Master, Imperial e Presidencial, todas com uma incrível vista para o mar e, também, para a piscina e o bosque de coqueirais.

Por fim, o que o senhor faz efetivamente para dar uma vida longa e de saúde ao Marina?

Investimos sempre em renovação e modernização, aderindo a novas tecnologias e técnicas de atendimento. É de extrema importância para nós oferecermos uma mão-de-obra qualificada e capacitada, para que possamos atender os nossos hóspedes com um serviço de alto padrão.

Curta Coluna Frisson no facebook. Clique aqui!

PUBLICIDADE