.jpg)
No cargo de secretária estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima desde 2023, Vilma Freire já tem iniciativas marcantes na sua gestão como a mudança do nome da secretaria para incluir "Mudança do Clima", alinhando-se ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Governo Federal. Essa alteração reflete a importância atribuída às questões climáticas e ambientais no desenvolvimento do estado.
“É cada vez mais urgente o desenvolvimento de pesquisas na busca de soluções voltadas para a mitigação e a adaptação às mudanças do clima, que tragam segurança para as populações afetadas pelos efeitos negativos das mudanças climáticas, assim como possibilitem oportunidades econômicas visando alcançar novos padrões de investimentos verdes", afirma Vilma.
Administradora de formação, com especialização em gestão pública e mestranda em Políticas Públicas, Vilma possui 13 anos de experiência no serviço público. Antes de assumir a SEMA, foi a primeira mulher a presidir a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), onde atuou de 2015 a 2019.
Vilma também tem promovido a participação popular em decisões ambientais, coordenando as Conferências Intermunicipais do Meio Ambiente. Essas conferências, realizadas desde outubro de 2024, visam envolver a sociedade na formulação de propostas para enfrentar os desafios climáticos, alinhando-se à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente prevista para 2025.
Além disso, sua gestão tem se destacado na aproximação com setores produtivos, como evidenciado na reunião com a Comissão de Meio Ambiente do SINDUSCON/CE, onde foram discutidas parcerias para o desenvolvimento sustentável e a importância de garantir segurança jurídica para empreendedores. ?
Essas ações refletem o compromisso de Vilma Freire em integrar políticas públicas ambientais com o desenvolvimento sustentável, buscando soluções inovadoras e colaborativas para os desafios ambientais do Ceará.
Foto: Lino Vieira