HOME Notícias
Em entrevista exclusiva, Evandro Leitão destaca avanços e anuncia grandes projetos em Fortaleza

Evandro Leitão completou um mês de gestão à frente da Prefeitura de Fortaleza. Em pouco mais de 30 dias, viu de perto os desafios que terá pela frente. "Uma cidade com um abismo social enorme, com políticas públicas esquecidas na grande maioria dos bairros, onde as mesmas não chegam para aquelas pessoas que mais precisam. O nosso maior desafio é fazer com que todas as políticas públicas da Prefeitura Municipal de Fortaleza possam chegar aos 121 bairros. É isso que nós estamos tentando fazer, descentralizando a gestão, podendo escutar as pessoas, dialogar e estar na ponta, no dia a dia da vida das pessoas. Peguei uma cidade com R$ 2 bilhões somente esse ano de contas que estão vencidas. São os valores que estão em abertos de cooperativas, de contratos, de gestão, organizações sociais, serviços terceirizados. Eu trabalho de uma forma extremamente organizada, no sentido de que a gente possa estar honrando com todos os compromissos de forma regular. Ou seja, todo mês estar pagando a esses prestadores de serviço, a essas cooperativas, a essas organizações", afirmou.

 

Em entrevista exclusiva, ele analisou a área mais crítica do município. "Estamos trabalhando para normalizar os postos de saúde, para que a população tenha uma condição de oferta desse serviço da saúde com mais qualidade. Normalizar essa questão de adquirir medicamentos e normalizar o estoque no IJF, assim como também a questão da alimentação, tanto dos pacientes como dos seus acompanhantes. Nós temos unidades de saúde, postos de saúde, para realizar atenção primária, atenção básica. Um desafio é nós ampliarmos o horário de atendimento, como nós nos comprometemos no período da campanha eleitoral. Para isso, nós iremos ampliar as equipes de saúde da família para também ampliarmos os horários de atendimento", antecipou.

 

Leitão se posicionou sobre a tarifa de ônibus. "Ratifico o meu compromisso de não haver nenhum reajuste do preço da passagem de ônibus esse ano aqui em Fortaleza. Quando chegar no final do ano, nós iremos sentar, discutir e rever essa questão e também a renovação e climatização da frota. Em 2025, não haverá reajuste de passagem do olho", destacou.

 

Sensibilidade e determinação

Sensível aos vários segmentos que compõem a quarta maior cidade brasileira, Evandro Leitão demonstrou preocupação com a vida de motoqueiros e com a mobilidade urbana.

 

70% das ocorrências que dão entrada no IJF são acidentes de com motos. Então, esse dado, por si só, é extremamente representativo. Nós temos que fazer algo, olhar para essa classe, para esse segmento e, sobretudo, dar um pouco mais de segurança com uma faixa exclusiva. As principais vias de Fortaleza, aquelas, sobretudo as mais largas, para que a gente possa fazer intervenções, mas isso aí estudando, dialogando. Não iremos fazer nenhum tipo de imposição, nenhum tipo de ação para ser imposta e que venha de encontro às necessidades, aos anseios da população. Temos um projeto na (Avenida) Domingos Olímpio, de um viaduto lá a fim de que o trânsito possa fluir melhor. Na altura da Santos Dumont, também um outro (projeto de) viaduto. Então, nós temos alguns projetos, mas isso, repito, tudo sendo estudado de uma forma que efetivamente nós tenhamos avanço na questão da mobilidade.

 

Ao anunciar a redução do próprio salário, Leitão deu o exemplo da coerência do seu discurso. "A gente teve que tomar algumas medidas de contingenciamento orçamentário. Cortamos salários de prefeito, vice-prefeita, todos os secretários, presidente de autarquias. A redução de 30% nos servidores terceirizados, 30% nos cargos comissionados, 30% das gratificações, exceto algumas áreas mais delicadas. Também estamos reavaliando todos os imóveis locados para a Prefeitura de Fortaleza. Enfim, todas essas medidas para que a gente possa ter uma condição melhor nos próximos meses", explicou.

 


Fotos: Lino Vieira

 

Uma nova Fortaleza

De olho nas possibilidades de melhorias em várias áreas da capital cearense, o petista ressaltou as próximas iniciativas. "Eu tenho um compromisso que, ao longo dos quatro anos da minha gestão, nós iremos honrar com todos os compromissos. O primeiro nós já honramos, que foi a taxa do lixo. Mas não apenas a taxa do lixo. Nós temos outros compromissos a cumprir e, assim, vamos fazer durante os quatro anos. Nós nos comprometemos em implantar o Pelotão da Guarda Municipal nas 12 regionais. Anunciamos a convocação dos 254 guardas e mais 254 no próximo ano. Com esse efetivo, nós iremos implantar os 12 pelotões da Guarda Municipal em Fortaleza nos próximos 120 dias. O Espaço Girassol nós ficamos de implantar um em cada regional para acolher, para acompanhar todos aqueles que têm transtorno de espectro autista ou síndrome de Down. Iremos implantar duas unidades este ano, uma no centro da Cidade, na Cidade da Criança, onde nós vamos iniciar uma restauração, uma revitalização em toda aquela área. E o outro na regional 2", adiantou.

 

Diante do sucesso das festas promovidas pela Prefeitura na abertura dos eventos momescos, o Chefe do Executivo Municipal celebrou. "Iniciamos o nosso ciclo carnavalesco pela Praça do Ferreira, com Jorge Aragão. No sábado, tivemos também, na Praia de Iracema, Mart'nália. No Conjunto Ceará, um grande show com Solange Almeida. Isso tudo na perspectiva de cumprir aquilo que nós falávamos na campanha, a descentralização dessas ações da Prefeitura de Fortaleza. Não tem cabimento um cidadão que mora lá no Conjunto Ceará, lá na Granja Lisboa, lá na Granja Portugal, ter que se deslocar para a Praia de Iracema para poder ter a condição de acompanhar um show, de presenciar, de estar no seu momento de lazer e curtir. Então, nós estamos descentralizando, estamos levando atrações para todos esses recantos de Fortaleza", analisou.

 

A dedicação e liderança de Leitão já começaram a ser reconhecidas pela população. "Eu tenho sido acolhido de forma muito carinhosa, muito respeitosa. Nós temos nos empenhado muito para dar resposta para a população. Ano passado, a Prefeitura de Fortaleza limpou 19 canais dos 151. Em um mês de gestão, nós já limpamos quase 50 canais. Eu sei que ainda está suja, eu me cobro muito. Quero que a população me cobre, isso é mais do que normal, natural, eu aceito críticas. Eu sou aberto para as críticas. Quero essa cidade limpa. Nós precisamos ter uma cidade limpa, não só pela beleza, mas também porque cidade limpa é sinônimo de saúde. Cidade limpa é sinônimo que nós estamos zelando com o que é nosso", concluiu.

PUBLICIDADE