HOME Notícias
Temperatura acima da média no Ceará: cuidados com a saúde são necessários


Foto: Divulgação

O mês de maio trouxe para o Ceará o aumento exponencial das temperaturas ultrapassando a média histórica em 2 graus, atingindo a marca de 32.4 graus Celsius. Com isso, há uma série de cuidados com a saúde que precisam ser levados em consideração. Quem traz o alerta é o Dr. Frederico Soares, clínico geral do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica.

"É fundamental que haja um aumento na ingestão de líquidos e uma alimentação balanceada, para manter o corpo funcionando bem e equilibrar a perda de calor. Há um outro ponto que é a incidência de câncer de pele, que vem aumentando pela exposição ao sol, ainda mais nessa época que há uma intensidade maior nos raios solares", explica o especialista.

Sobre o uso de proteção para conter os efeitos mais severos do sol na pele, podem ser adotados: boné, chapéu e, indispensavelmente, filtro solar. Este último, é fundamental que seja com a indicação de um profissional, para adequar o tipo de produto ao tipo de pele.

Para as pessoas em extremos de idade, como crianças e idosos, esses pontos devem estar ainda mais atentos, a fim de compensar a vulnerabilidade à insolação e desidratação: "O papel dos adultos responsáveis pelas crianças é fundamental neste momento. Lembro que são eles que devem ter os hábitos para mantê-las saudáveis", alerta.

Outro ponto diz respeito às crises respiratórias, que são ocasionadas pelo ressecamento das mucosas nasais, o que pode ser prevenido com lavagem das narinas com soro fisiológico e com a ingestão de líquidos.

Por fim, a importância de manter os exercícios físicos a fim de garantir um funcionamento pleno do organismo, com cautela, para não extrapolar os limites, mas ativando o corpo sempre que possível.

Publieditorial Sistema Hapvida Saúde

PUBLICIDADE