?
Está a fim de transformar seu espaço com um toque de verde? A Farmbits chega com o guia de “Como cultivar cactos e suculentas”, perfeito para quem quer adicionar um pouquinho de natureza ao lar sem precisar virar escravo da rega. Vamos lá!
Antes de tudo! Você sabia que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto?
E pra confundir um pouco mais antes de simplificar, sabia que suculenta é um termo generalista, na verdade nem é uma classificação “taxonômica” da Botânica? Esse nome complicado – taxonomia – é usado pela Biologia e dedicado à organização e classificação dos seres vivos. Tá vendo, aprendemos mais uma hoje!
Mas vamos voltar a parte legal, nossas queridas, suculenta é apenas um termo que designa as plantas que conseguem reter água, não apenas nas folhas, mas também em seu caule, tronco, talo ou até mesmo nas raízes.
E é esse super power de armazenamento de água que as permitem sobreviver em ambientes muito áridos. E como, em sua maioria, são plantas pequenas e pouco exigentes, são ideais para varandas e janelas.
1. Sol, Sol e Mais Sol!
Cactos e suculentas adoram um banho de sol! São como você na praia, buscando aquele bronze perfeito. Por isso, escolha um cantinho que receba muita luz natural. Uma janela ensolarada normalmente é o lugar ideal.
Mas agora vou te dar uma dica especial! Por mais que isso seja uma verdade, não é absoluta. Caso tenha comprado sua suculenta em um Garden e ela estava em meia sombra, ou abaixo de um sombrite por exemplo, vai ser necessário fazer uma transição para o sol pleno, aumentando as horas de sol gradativamente durante uma semana ao menos.
Existem cerca de 22 mil espécies de suculentas, então, você vai precisar ficar íntima da sua para conhecê-la melhor. Se perceber algum sinal de queimadura solar, como a perda da cor, leve a sua querida para a sombra e reduza a irradiação solar.
2. Água? Com Moderação, Por Favor!
Se tem uma coisa que cactos e suculentas não curtem é excesso de água. Imagine usar meias molhadas… Eca, né? Então, regue seus amigos verdes apenas quando o solo estiver seco.
Mas segue o fio para fazer certinho:
- Use um regador e não um spray. O spray direto na planta e em excesso – ainda mais em locais úmidos – pode causar fungos!
- E por que um regador? Porque quando for regar é necessário deixar o solo bem encharcado, mesmo que só repita o processo quando o solo estiver seco.
- E qual é essa frequência? Em linhas gerais uma vez por semana! Mas quer ter certeza, coloque o dedo no substrato e veja se a terra está realmente seca. Igual a gente no verão seco, vamos tomar muito mais água do que um dia úmido no inverno.
3. Solo Especial: O Buffet dos Sonhos
Para um crescimento saudável, seus cactos e suculentas merecem um solo que seja a combinação perfeita entre nutritivo e drenante. Uma mistura específica disponível aqui na Farmbits, é o segredo para ver as plantas prosperarem e evitarem “pés” encharcados.
Usar apenas terra, vai reduzir drasticamente o tempo de vida da sua pequena. As terras especiais para cactos e suculentas também possuem casca de pinus e areia por exemplo, proporcionando a drenagem e aeração que tanto precisam.
4. Fertilizante: O Suplemento que Faz Toda a Diferença
Assim como você, que depois do treino precisa de proteína, seus cactos e suculentas vão amar um boost extra. Um fertilizante de liberação lenta, usado na medida certa, vai garantir que eles tenham todos os nutrientes necessários para crescer.
E aqui temos algumas opções, o fertilizante mineral misto, para ser misturado no solo. Como também opções concentradas, de 100ml e também de 60ml. E para finalizar, uma opção pronta para uso de 500ml com borrifador.
5. Pronto, agora você já é faixa preta!
Cactos e suculentas crescem no seu próprio tempo, criando personalidade e trazendo um charme único para a casa. Corre pra Farmbits e garanta tudo que você precisa para começar sua aventura botânica hoje mesmo!