HOME Notícias
"Deu “match”: a verdade sobre eventos e patrocinadores", por Lidú Figueiredo


Foto: Reprodução

Lembra da época em que as pessoas comentavam as propagandas da TV aberta? Elas assistiam e levavam os comentários para os salões de beleza, salas de espera e reuniões familiares. Era a época de ouro da propaganda. Qual propaganda tem um lugar especial na sua memória?

 

Vivemos o momento das experiências com as marcas. Cada vez mais, o desafio de envolver o público torna-se a principal diretriz da gestão de marketing. De forma íntima, pessoal e personalizada, as marcas buscam criar conexões genuínas nos eventos.

 

Um detalhe importante: na busca por essas experiências, o mercado se sofisticou, demandando coerência. Ao participar de um evento, a marca empresta ao momento algumas de suas características. E vice-versa: o evento também fortalece a imagem do patrocinador por meio da parceria.

 

Com leis de incentivo, como a Lei Rouanet, voltada para o entretenimento e a cultura, as marcas estão inovando e se sentindo motivadas a criar memórias diferentes e de grande impacto. COMO fazer essa relação resultar em um verdadeiro "match" entre evento e patrocinador?

 

A pergunta correta seria: PARA QUÊ aliar a marca a um evento?

 

Por que as marcas devem apostar em eventos?

Participar de eventos não é apenas uma oportunidade de exibir logotipos ou distribuir brindes. O patrocínio de eventos oferece às marcas uma plataforma única para interagir com o público de forma significativa e autêntica. Eventos proporcionam uma chance valiosa de gerar experiências imersivas, onde a marca não é apenas um "patrocinador", mas parte da história contada naquele ambiente.

 

Em um mercado cada vez mais saturado de publicidade, o consumidor busca por autenticidade. Ao se envolver em eventos bem planejados, a marca se conecta com seu público-alvo em um nível emocional, criando associações positivas que vão além de uma simples venda. Isso é especialmente importante quando falamos de eventos culturais e de entretenimento, onde o engajamento tende a ser mais emocional e menos transacional.

 

Além disso, os eventos oferecem uma oportunidade de posicionamento estratégico. Ao escolher patrocinar um evento que está alinhado com seus valores e identidade, a marca se posiciona de maneira sofisticada no mercado, reforçando suas qualidades de forma sutil, porém impactante. Esse tipo de associação fortalece o relacionamento com o público, constrói confiança e, muitas vezes, torna-se parte da memória afetiva dos consumidores.

 

Apostar em eventos também é uma excelente maneira de inovar no marketing de experiência. Com as ferramentas digitais, é possível potencializar o impacto desses momentos, prolongando o engajamento com o público muito além do evento em si, através de conteúdo compartilhável, cobertura online e até a criação de comunidades em torno das marcas.

 

Por fim, ao apoiar eventos, as marcas demonstram comprometimento com a cultura, o entretenimento e a comunidade. Em tempos onde o valor social de uma empresa é constantemente avaliado pelo consumidor, esse tipo de postura pode ser um diferencial competitivo poderoso.

 

E aí, deu match na sua estratégia?

Por Lídú Figueiredo
@lidufigueiredo

PUBLICIDADE