HOME Eventos
Lançamento do livro sobre a família Santana emociona convidados no Museu da Fotografia Fortaleza

 

Com a presença de amigos, leitores e importantes nomes da sociedade cearense, o livro “Reter Tudo ou Quanta Maravilha do Dia a Dia que Passou foi lançado na quarta-feira (16), no Museu da Fotografia Fortaleza. A publicação resgata, por meio de álbuns fotográficos, a história da família Santana, construída ao longo das décadas pelo engenheiro, ex-deputado estadual e apaixonado pela fotografia amadora Eudoro Santana, e por sua esposa, Ermengarda Maria de Amorim Sobreira, responsável por organizar e preservar os registros da família formada pelos filhos Tiago, Camilo (ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação), Andréa e Isabel.

 

A obra, editada por Isabel Santana Terron e Tiago Santana — também retratados nas imagens —, traz um olhar íntimo sobre o cotidiano da família, revelando momentos como aniversários, viagens e cenas do dia a dia, enquanto entrelaça, de forma sutil e profunda, os ecos da ditadura civil-militar brasileira, revelando marcas silenciosas de uma época.

 

Durante o lançamento, os editores se reuniram ao escritor Joca Reiners Terron, autor do posfácio, para um bate-papo que emocionou o público presente ao abordar as camadas afetivas da obra, a construção da memória familiar e sua relação com a história do país.

 

Na plateia, estiveram presentes o ministro da Educação Camilo Santana, o jornalista Élio Gaspari, o professor Eudoro Santana, o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri, Gabriela Aguiar e Silvio Frota. Todos se comoveram com a sensibilidade da narrativa e a força simbólica das imagens, que transformam os álbuns familiares em verdadeiros testemunhos históricos.

 

Mais do que um lançamento literário, o encontro foi uma celebração da vida, da fotografia e da resistência da memória.

Confira os cliques de Geovanne Jinkings.