HOME Notícias
Lia de Freitas faz balanço do programa Ceará sem Fome e projeta crescimento

Ela falou com exclusividade à Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM

Simpática e com propriedade sobre o assunto, Lia de Freitas, fez um balanço sobre as ações do programa Ceará sem Fome. Em entrevista exclusiva à Jovem Pan News Fortaleza, a primeira-dama do Ceará apresentou a evolução do programa, que nasceu como emergencial e tornou-se política permanente do estado.

 

"O programa nasceu em 2022 na transição de governo, em que a gente tinha três frentes de desenvolvimento, e com base no avanço do Ceará a gente criou uma ação emergencial que pudesse chegar junto às famílias que se encontravam em situação de vulnerabilidade. Depois disso, a gente resolveu tornar em lei, e o programa virou política permanente de Estado", explicou Lia de Freitas.

 

A lei que criou o Programa Ceará sem Fome e as Redes de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR) foi aprovada em fevereiro de 2023, logo no começo do governo de Elmano de Freitas.

 

É um programa que vem também girar e movimentar a economia. Vem gerando um movimento de R$ 150 milhões por ano na economia local dos municípios

 

As ações do Programa Ceará sem Fome serão realizadas de forma conjunta pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o apoio de outros órgãos estaduais e municipais, sociedade e setor privado.

 

Objetivos da lei 

Estimular a inclusão no mundo do trabalho formal ou do empreendedorismo das pessoas que atuam em cooperativas, associações da reforma agrária e agricultura familiar, pescadores artesanais, indígenas e quilombolas. 

 

Valorização da agricultura familiar 

Incentivar a produção, a distribuição e o consumo de alimentos da agricultura familiar, especialmente das cooperativas, das associações e dos grupos de produção agroecológicas.


Fotos: Lino Vieira

 

Campanha de Natal

Já foi lançada a 2ª edição da Campanha de Arrecadação de Brinquedos do Natal Ceará Sem Fome. O público-alvo são crianças em situação de vulnerabilidade atendidas pelo programa. Lia de Freitas, que está à frente do projeto, falou sobre a alegria de poder ajudar muita gente a ter um Natal melhor, feliz.

 

Serão cerca de 100 mil brinquedos entregues às famílias participantes do programa. Falar em criança é uma coisa que me emociona muito. Dói muito ouvir de uma mãe dizer 'minha filha está sem comer, não me deixe fora dessa cozinha', isso dói muito. E aí a gente quis fazer diferente. Se essa criança não tem o que comer no fim de semana, não tem um brinquedo. A meta é arrecadar pra 100 mil crianças

 

Os brinquedos serão entregues em uma solenidade no dia 20 de dezembro, no Palácio da Abolição, bem como nos outros 183 municípios cearenses. As arrecadações ocorrerão até o dia 6 de dezembro e toda a logística será realizada por equipes que atuarão na separação por gênero e faixa etária, em salas do Centro de Eventos do Ceará.

 

“Quero agradecer a todos os servidores que se envolveram no ano passado e fizeram mais de 85 mil crianças sorrirem recebendo um presente, tanto nas cozinhas Ceará Sem Fome, com mais de 40 mil crianças, quanto nas famílias que hoje recebem o cartão e que totalizam em torno de 30 mil crianças atendidas. A meta deste ano é de 100 mil brinquedos”, destacou Lia de Freitas.


Locais de Arrecadação em Fortaleza

Theatro José de Alencar
Rua Liberato Barroso, 525 – Centro

Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema

Complexo Cultural Estação das Artes
Rua Doutor João Moreira, 540 – Centro

Cineteatro São Luiz
Rua Major Facundo, 500 – Centro

PUBLICIDADE