Foto: Divulgação
O artista visual Ivan Guimarães apresenta sua exposição “Há Mar!” na Casa Bendita, em Fortaleza, nos dias 23 e 24 de novembro. A mostra reúne obras inéditas que trazem à tona as múltiplas influências artísticas acumuladas ao longo da trajetória de Ivan como pesquisador e artista. Inspirado por mestres como Van Gogh, El Greco, Picasso, Ernesto Neto e Jean Arp, Guimarães une em sua arte a delicadeza das formas com uma abordagem contemporânea e crítica, criando uma conexão entre o passado, o presente e um futuro imaginado.
A exposição “Há Mar!” propõe um mergulho nas questões ambientais e na crise hídrica que ameaça a vida no planeta. Ivan Guimarães explora a importância da água como recurso finito e essencial para todos os seres vivos. A mostra provoca o público a refletir sobre o impacto das mudanças climáticas e os desequilíbrios que afetam mares, rios e todas as formas de vida, destacando dados alarmantes, como o fato de apenas 0,007% da água da Terra estar disponível para consumo humano.
Além das questões ambientais, “Há Mar!” explora as memórias pessoais de Ivan, resgatando lendas e histórias do mar e as complexas relações humanas que ele inspira. “Nasci entre o rio e o mar. A água sempre fez parte da minha vida”, afirmou o artista, cuja obra é marcada pela organicidade e pelos ciclos de existência e resistência, expressos em diversas técnicas, como estêncil, óleo pastel, xilogravura, pintura e instalações. A técnica principal da exposição é a pintura em relevo sobre madeira.
Guimarães aplicou tinta sobre a madeira, entalhando a superfície para revelar camadas internas, criando o que ele descreve como uma “arqueologia visual”. O método confere profundidade física às obras e sugere fluxos e movimentos que transcendem a superfície. Com o mar como tema central, Ivan explora em “Há Mar!” a degradação ambiental e a ação humana desenfreada, propondo uma obra que é, ao mesmo tempo, uma denúncia e um chamado à esperança. Imperdível!