Foto: Divulgação
O renomado artista visual Ivan Guimarães apresenta sua nova exposição, "Há Mar!", na Casa Bendita, nos dias 9 e 10 de novembro. A mostra gratuita reúne obras inéditas que refletem as múltiplas influências acumuladas ao longo de sua trajetória como pesquisador e artista. Entre as suas inúmeras inspirações, podem ser citadas algumas referências ao enigma dos girassóis e das noites estreladas de Van Gogh, à vibrante paleta de cores de El Greco, à desconstrução audaciosa de Picasso, à organicidade da obra de Ernesto Neto, à inventividade de Jean Arp.
As influências se entrelaçam com a criação própria de Ivan, que incorpora elementos da arte rupestre às expressões contemporâneas, celebrando a não-linearidade da arte e seu papel como elo entre passado, presente e um futuro possível.
Guimarães explora na exposição a importância da água como recurso finito e essencial à vida no planeta, abordando a relação vital com os seres vivos e as subjetividades humanas. A exposição convida o público a refletir sobre o impacto das mudanças climáticas e os desequilíbrios ambientais que afetam mares, rios e todas as formas de vida. Dados alarmantes, como a informação de que apenas 0,007% da água da Terra está diretamente disponível para consumo humano, reforçam a urgência da conservação.
A exposição explora as memórias pessoais de Ivan enquanto artista e pesquisador, evidenciando camadas temporais e afetivas que interferem em sua criação, além de mergulhar nas profundezas simbólicas e culturais do mar, resgatando lendas, histórias e as complexas relações humanas que inspira. “Nasci entre o rio e o mar. A água sempre fez parte da minha vida”, destacou o artista.
A exposição “Há Mar!” é aberta ao público gratuitamente nos dias 9 e 10 de novembro de 2024, das 15 às 19 horas, na Casa Bendita, localizada na Avenida Rui Barbosa, 888, Meireles. Imperdível!