Sâmya Blum com diretoras da Dell Anno Ceará, Fernanda Nabuco e Graziela Veloso, e diretores da RL Mármore, Luiz Fiuza, Adriana Monteiro, Evlynne Pontes e Wilson Aragão (Foto: Arquivo Frisson)
As colaborações entre as marcas ou “collabs”, como são conhecidas, fazem parte de uma estratégia de marketing de empresas que se unem para fortalecer uma ideia, com um objetivo mais assertivo. E o que trago hoje aqui é o networking e os novos negócios.
As parcerias no meio da arquitetura promovem a troca de clientes entre as marcas e trazem grandes oportunidades de negócio, além de um impacto ainda maior no marketing digital. Assim garantimos a inovação, a presença de forma orgânica no online e o engajamento com o público de forma humanizada e criativa.
O Branding vai além do produto, o espaço físico das empresas é uma extensão vital dessa identidade. Marcas de luxo, moda e tecnologia que possuem um alcance global investem fortemente na criação de ambientes que não só vendem produtos, mas também oferecem uma experiência imersiva ao cliente. Por isso, colaborações com o setor de arquitetura têm um papel crucial, transformando o espaço em um reflexo da essência da marca.
Em uma campanha institucional de dia dos pais para o cliente RL Mármore, onde envolvia o arquiteto que já é Pai junto ao seu Pai, pensamos em uma collab com outra marca que já possuía uma conexão com os produtos de granito e silestone, além de fortalecer o networking entre elas, pois o nosso objetivo era prestigiar o arquiteto que já era parceiro da empresa, como também conquistar novos que ainda não eram tão parceiros assim. A campanha foi um sucesso, trabalhamos tanto o meio off-line, com um agradável jantar executado por um Chef ao vivo na loja Dell Anno Ceará, onde em sua cozinha gourmet tinham produtos fornecidos por nosso cliente RL Mármore, como também no meio online, que, entre uma conversa e outra, produzimos alguns vídeos surpresas para o arquiteto e o seu pai, através de perguntas rápidas e simples. Os vídeos ficaram super emocionantes, sendo publicados nas redes sociais das marcas e dos arquitetos. Conquistamos muito alcance e engajamento nessa ação, além de um momento de experiência vivenciado por todos, que ficará na memória. Esse também foi um de nossos grandes objetivos, as duas marcas participantes serem lembradas pelos arquitetos, que são os seus principais clientes, além de uma boa conversa descontraída entre gastronomia e bons vinhos.
Sâmya Blum com asdDiretoras do Fashion Gourmet, Camila Câmara e Vanessa Cordeiro, e diretores da Exklusive Home Business, Elane Alves e Erivelton Oliveira (Foto: Blum MKT)
E, recentemente, tivemos outra grande oportunidade de collab entre as marcas, desta vez a loja Exklusive, de tecnologia de som, áudio e eletrodomésticos de luxo nos procurou para envolver um de nossos clientes na área de gastronomia em uma edição especial entre arquitetos. Serão 03 encontros Entre Amigos, Conexão e Gastronomia, o tema definido, onde a chef Camila Câmara, da Fashion Gourmet, irá ensinar uma receita rápida e simples para um grupo seleto de convidados. O primeiro encontro já aconteceu e foi um sucesso. Cinco profissionais acompanhados viveram momentos de descontração com o alto da gastronomia e um bom vinho. A ideia é sempre gerar experiência e guardar na memória das pessoas momentos que as marcas poderiam proporcionar a cada uma delas.
Então, saindo um pouco da venda de produtos, serviços e projetos de arquitetura, as empresas começam a entender que seus espaços físicos são tão importantes quanto, pois unir pessoas em ações inovadoras os encantam, envolvem e fidelizam de forma única. As marcas precisam contar histórias em suas redes sociais, com a finalidade de gerar desejo, engajar consumidores e, acima de tudo, criar experiências que traduzem a identidade da marca.
Por Sâmya Blum
@samyablum