É muito comum ter aquela ideia, demorar para executar e quando percebeu, alguém foi lá e fez! É frustrante, ficamos com um sentimento de arrependimento por não ter executado aquela ideia antes, e isso acontece em todos os segmentos. Na arquitetura as tendências nas redes sociais viralizam muito rápido e é difícil se diferenciar dos colegas arquitetos e designer de interiores, pois todos eles têm seus momentos em obras, projetos aprovados, produção e finalização com fotos oficiais, Reels, antes e depois, e tantos outros pontos abordados para conteúdos no Instagram. Com isso, inicia uma busca pelo diferente, e as boas ideias sempre são validadas, mas como bem sabemos nada se cria, tudo se copia! Mas como assim, copiar ?! Sim, exatamente, o ponto principal é sempre se inspirar, colocar a sua essência e criar a sua própria ideia. Você pode até trabalhar os mesmo temas de conteúdos de todo mundo, mas o formato que você apresenta, esse sim, é o grande lance das boas ideias!
O Instagram hoje te mostra para o mundo, te oferece ferramentas que usadas de forma correta podem transformar o seu posicionamento dentro do mercado. E quem não deseja ter mais autoridade no seu segmento, ser o mais cotado para grandes projetos, fazer grandes parcerias que vão te elevar ? Mas o que você tem feito para alcançar tudo isso ?
Investir em marketing e principalmente nas redes sociais, com mais ênfase no Instagram, chegou a ser algo comparativo ao Ifood, se você não está dentro, você não existe, as pessoas não te conhecem e muito menos vão saber do seu potencial. Mas o marketing não se limita apenas em Instagram, ele vai além. Vai desde a sua aparência, a sua apresentação de portfólio, do seu espaço físico de trabalho, da sua equipe composta, dos seus conteúdos gerados, do seu atendimento, da sua marca, da sua marca pessoal… tudo é comunicação, de toda forma você se comunica com o seu mercado, e ela tem que ser unânime, onde todos os pontos que se ligam até você tem que está conectados com o mesmo propósito, com a mesma identidade e essência.
Portanto, de nada adianta ter um Instagram com vários seguidores, postagens diárias, stories, Reels, tráfego pago, se você não enxerga que o marketing vai além de tudo isso. E o mais interessante é que poucas pessoas se importam e acham que fazer marketing é ter um Instagram que te gera o melhor alcance e ponto. E não é! O Instagram é apenas um dos braços do marketing que ganhou e ganha muita força.
E onde ficam as boas ideias que podem ser executadas ? Vagando por aí, esperando acontecer ou vendo alguém executar.
Vamos trabalhar melhor esse Marketing, junto com as boas ideias ?! Te encontro na próxima matéria com um relato real de uma empresa que apostou, investiu no marketing e hoje já está colhendo bons resultados.
Por Sâmya Blum