HOME Notícias
"Você pratica cuidados com o fígado?", por Maryna Landim Borges


Foto: Reprodução

Os cuidados com o fígado que você toma diariamente pode afetar muito a capacidade do seu corpo de regular as toxinas e remover os resíduos do sangue. 

Ironicamente, apesar de ser um órgão vital, o fígado não recebe tanta atenção quanto o coração ou os pulmões.

A realidade é que você deve ficar de olho na saúde do seu fígado, pois não fazer isso pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas debilitantes. Felizmente, cuidados com o fígado podem ser feitos facilmente.

Para saber como, confira o artigo que compartilho abaixo! E ao final, ainda trago um vídeo no qual falo mais sobre o tema. Vamos conferir?

Evite alimentos gordurosos

Uma dieta pouco saudável pode contribuir para a doença hepática gordurosa, o que significa exatamente o que parece: ter muita gordura no fígado. 

Isso causa inflamação que danifica o órgão e cria cicatrizes, resultando em insuficiência hepática. 

Dito isto, preste atenção à sua alimentação: corte frituras e todos os alimentos que tenham gordura industrializada em sua composição.

Além disso, você pode mudar sua dieta para incluir mais alimentos que são bons para o fígado, como:

Frutas e vegetais ricos em fibras
Alimentos ricos em ômega-3, como salmão, atum e sardinha
Grãos integrais
Esses alimentos podem prevenir o acúmulo de gordura no fígado, reduzir a inflamação e causar a sensação de saciedade.

Beba água com frequência

Por mais que você coma alimentos saudáveis para o seu fígado, a hidratação também é essencial. 

Embora existam muitos produtos de desintoxicação por aí, o melhor agente de lavagem é realmente mais simples e acessível: a água. Beber 8 a 10 copos de água todos os dias ajudará o fígado a limpar seu sistema.

Por outro lado, a desidratação faz com que o sangue fique mais espesso  Com isso, pode ser mais difícil para o fígado remover toxinas do corpo quando o sangue é espesso. 

Portanto, lembre-se de que a água potável deve fazer parte dos cuidados com o fígado.

Durma bem

Em um estudo, os cientistas descobriram que os ratos que sofreram interrupções do sono eram mais propensos a desenvolver problemas no fígado. 

A capacidade do fígado de produzir glicose e processar insulina é afetada quando você está privado de sono. Isso aumenta o risco de desenvolver doença hepática gordurosa (e diabetes tipo 2).

Cuidar do seu fígado envolve dormir o suficiente. Se você tiver problemas para cochilar à noite, isso provavelmente ajudará ajustando seu ambiente de sono. 

Deixe seu quarto mais fresco, apague as luzes (incluindo a do seu telefone) e feche as portas e janelas para diminuir os ruídos.

Evite toxinas prejudiciais ao fígado

A exposição constante e prolongada a certos produtos químicos pode aumentar o risco de desenvolver problemas no fígado. Alguns produtos químicos que são prejudiciais ao fígado e devem ser evitados são:

Cloreto de vinil (usado na fabricação de plásticos)
Paraquat (químico usado em herbicidas)
Etanol ou bebidas alcoólicas
Alguns suplementos de ervas, embora sejam naturais, também podem ser prejudiciais. O risco pode ser maior se você tomar mais de um medicamento.

Se o seu trabalho envolve exposição aos produtos químicos mencionados, certifique-se de ter o equipamento de proteção adequado para reduzir o risco. Entretanto, para os suplementos, não tome nada sem consultar o seu médico.

Mantenha um peso saudável

A obesidade está intimamente ligada à doença hepática. Quando a gordura se acumula nas células do fígado, isso causa inflamação e danos aos tecidos do órgão, que é uma condição médica chamada esteato-hepatite.

Você precisa manter seu peso ideal através de exercícios e uma dieta equilibrada. Mas tenha em mente que, em vez de tentar pesar 70 quilos ou menos, você deve confiar mais em avaliar se o seu índice de massa corporal (IMC) está dentro dos limites normais. 

Confiar em suas medidas na balança pode ser um erro, já que o peso saudável inclui diversos aspectos além do número visto na balança.

Se você precisa reduzir o peso, controle a ingestão de calorias além de escolher alimentos saudáveis para o fígado. Esteja atento ao tamanho das porções de seus alimentos. 

Além disso, se exercitar e aumentar a frequência cardíaca e a quantidade de oxigênio que você respira acelerará a entrega de oxigênio aos órgãos vitais, incluindo o fígado.

Por Maryna Landim Borges
@dramarynalandimborges

PUBLICIDADE