HOME Notícias
"Acordar várias vezes à noite para fazer xixi é normal?", por Maryna Landim Borges


Foto: Reprodução

Você é daqueles que sente vontade de fazer xixi à noite? Saiba que isso não é normal e pode ser um sinal de que há algo errado com seu organismo.

 

Estudos descobriram que 69% dos homens e 76% das mulheres com mais de 40 anos relatam levantar-se para ir ao banheiro pelo menos uma vez por noite. Cerca de um terço dos adultos com mais de 30 anos vão duas ou mais vezes ao banheiro todas as noites.

 

Mas apesar de relativamente comum, essa vontade de fazer xixi à noite precisa ser investigada, principalmente se vem afetando sua qualidade de vida, ao fazer você perder o sono e sentir-se cansado durante o dia.

 

No artigo que compartilho abaixo, falo mais sobre essa condição, e o que você pode fazer para evitar essa ida frequente ao banheiro. Confira!

 

A noctúria

Noctúria descreve a necessidade de acordar à noite para urinar. É um sintoma de outras condições, não uma doença em si.

 

De acordo com as definições técnicas, uma pessoa tem noctúria se sair da cama para urinar uma ou mais vezes por noite. Por esse padrão, a noctúria é generalizada. 

 

No entanto, muitas pessoas podem não achar um despertar problemático. Noctúria tende a ser mais incômoda quando uma pessoa acorda duas ou mais vezes e/ou se tem dificuldade em voltar a dormir.

 

Noctúria não é a mesma coisa que enurese noturna. Ao contrário da noctúria, que envolve acordar e reconhecer a necessidade de urinar, a enurese normalmente ocorre involuntariamente e sem a sensação de estar com a bexiga cheia.

 

Distúrbios do sono como causa

Quando estamos dormindo, um corpo saudável suprime naturalmente a urina liberando um hormônio antidiurético. Mas se não estamos realmente dormindo, nossos cérebros não estão recebendo o sinal de que não é hora de fazer xixi.

 

E se você está acordando para fazer xixi várias vezes à noite, provavelmente não está dormindo o sono que seu corpo e mente precisam para estar no seu melhor. 

 

Despertares noturnos frequentes, independentemente da causa, provocam uma interrupção em seus ciclos de sono. Nosso corpo deve passar por quatro estágios de sono por noite, mas o que acontece com despertares frequentes é que você pode apenas mal ou nunca alcançar o sono de ondas lentas não REM e REM.

 

O sono de ondas lentas, ou sono profundo, é responsável pela produção de hormônios de crescimento, reparo tecidual e plasticidade sináptica (em outras palavras, a capacidade do nosso cérebro de processar e armazenar informações). 

 

REM, o estágio do sono em que experimentamos sonhos intensos, regula o humor, o aprendizado e a memória.

 

Importante saber que déficits de sono REM estão ligados a menor qualidade de vida, morte prematura, problemas cognitivos, como perda de memória e até pressão alta. 

 

Um estudo recente publicado no JAMA Neurology também descobriu que um déficit de REM pode colocar as pessoas em um risco 13% maior de ataques cardíacos, o que apoia pesquisas anteriores.

 

Pratique uma boa higiene do sono

Preparar-se para uma boa noite de sono pode ajudar a combater a insônia, que pode ser parte do motivo pelo qual você está acordando à noite para fazer xixi. 

 

Aliás, muitas pessoas com insônia pensam que precisam ir ao banheiro à noite, mas quando se levantam para ir, produzem uma quantidade mínima de xixi. 

 

Isso pode significar que a insônia, e não a noctúria, é na verdade a culpada e pode ser causada por uma série de razões diferentes. 

 

Certifique-se de praticar uma boa higiene do sono para estimular um ritmo circadiano funcional (que é o relógio natural do seu corpo) e garantir que você não esteja sabotando seu próprio sono. Abaixo, compartilho algumas dicas que podem ajudar:

 

-Limite os cochilos diurnos a 30 minutos
-Evite estimulantes como cafeína e nicotina perto da hora de dormir.
-Defina um horário consistente para dormir e acordar.
-Exercite-se regularmente (mas não antes de dormir)
-Evite alimentos que possam ser perturbadores logo antes de dormir (como alimentos picantes, pesados, gordurosos…)
-Reserve a cama para dormir e fazer sexo
-Estabeleça uma rotina regular e relaxante para dormir
-Mantenha seu quarto silencioso, confortável e escuro.


Importância do sono para sua saúde

Como vimos, o sono e sua qualidade desempenham papel fundamental na vontade de fazer xixi à noite. Quanto pior nosso sono, maior pode ser a vontade de ir ao banheiro.

 

É por isso que caso suas idas ao banheiro estejam além do normal e lhe causando cansaço durante o dia, procure seu médico. Ele poderá lhe ajudar a investigar as causas exatas e determinar o tratamento mais assertivo.

Por Maryna Landim Borges
@dramarynalandimborges

 

PUBLICIDADE