HOME Notícias
Candidíase de repetição: aparecimento de quatro ou mais episódios confirmados em 12 meses


Foto: Reprodução

A candidíase é uma doença muito comum entre as mulheres. Estima-se que 75% delas já tiveram ou ainda terão esse problema ao longo da vida. Denomina-se candidíase de repetição o aparecimento de quatro ou mais episódios confirmados em um período de 12 meses.

 

É o processo inflamatório vaginal causado pela proliferação de fungos no meio vaginal que levem ao aparecimento de sintomas (corrimento, coceira genital, dor ao urinar e fissuras com desconforto nas relações).

 

Cândida albicans é o agente mais frequente (85% a 95% dos casos); outras espécies de Cândida (glabrata, tropicalis, parapsilosis, guilliermondii, entre outras) são encontradas em aproximadamente 10% dos casos.

 

Os sintomas da candidíase são:

- Corrimento branco, espesso, que pode formar placas, geralmente sem
cheiro;

- Coceira dentro da vagina e na parte externa chamada vulva;

- Ardência ao urinar;

- Dor durante a relação sexual;

- Vermelhidão e inchaço genital.

 

O tratamento para a candidíase de repetição passa inicialmente por uma avaliação clínica cuidadosa, para se identificar as possíveis causas, identificação da espécie de cândida, além de descartar os diagnósticos diferenciais: vaginose citolítica e alergias.

 

Uso de antifúngicos por um período longo (6 meses), probióticos, higiene íntima com sabonetes neutros são a base do tratamento, somados a correção dos fatores que contribuem para o surgimento.  O laser íntimo e os imunoestimulantes são excelentes aliados ao tratamento de sucesso!

 

Mudanças no estilo de vida, incluindo controle do stress, atividade física e hábitos alimentares saudáveis, sono de qualidade são fundamentais. Precisamos deixar o intestino super saudável e tratar a disbiose intestinal. 

 

Existem diversos fatores que contribuem para o surgimento da candidíase de repetição, alguns deles são:

-  Alimentação: uma dieta rica em açúcares, bebidas alcóolicas e carboidratos aumenta a glicose no sangue, o que altera o Ph vaginal e pode gerar um quadro de candidíase;

-  Baixa imunidade; Stress; Sedentarismo; Sono insuficiente ou de baixa qualidade;

-  Pós-parto, climatério e menopausa: com a diminuição da produção de estrógeno nessas fases, o Ph também é alterado;

-  Uso de antibióticos por um longo período;

-  Infecção por espécies de cândida não albicans;

-  Diabetes; imunodepressão e doenças imunológicas;

-  Anticoncepcionais;

-  Falta de higiene apropriada na região intima;

- Vestuário inadequado;

- Deixar região genital úmida (como na praia ou piscina).

 

Essas são apenas algumas das causas, por isso, é tão importante frequentar seu ginecologista de confiança e realizar os exames para identificar a origem da candidíase de repetição. 

 

Apenas eliminando a causa é possível resolver a questão! Como sempre falo em consulta, a candidíase é só a ponta do iceberg! Precisamos consertar todo o iceberg! Lembre-se: candidíase de repetição não é normal!

Por Marcelo Ponte
@drmarceloponte

PUBLICIDADE