HOME Notícias
Normas básicas para o jejum da Quaresma e da Sexta-Feira Santa


Foto: Wallace Freitas / ComShalom.org

Chegou a quaresma e é tempo de conversão, de vida nova, de renúncias concretas aos prazeres da carne em vista da vida eterna que nos espera. Não há salvação sem sacrifício. O autêntico jejum da quaresma deve ser pautado pelo verdadeiro amor.

 

Seguem abaixo algumas orientações do site comshalom.org para quem deseja viver melhor este tempo em espírito de oração, dando um sentido ao sacrifício vivido. 

 

O jejum

 

São chamadas ao jejum as pessoas que possuem entre dezoito e cinquenta e nove anos completos. Os demais podem fazer, mas sem obrigação.

 

Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia. Essa orientação vale para a quarta-feira de cinzas, para as demais sextas-feiras da Quaresma e para a Sexta-feira da Paixão.

 

Água e remédios são permitidos em qualquer tipo de jejum, dentro e fora do tempo da quaresma.

 

Nota: para não se fugir à orientação da Igreja, este jejum pode ser tornado mais rigoroso, mas não atenuado. Pode-se, caso sirva para vivê-lo melhor, fazer outros tipos de jejum conhecidos, tais quais:

 

– Pão e água:  também conhecido como jejum bíblico, fazê-lo à base de pão e água durante o dia.
– À base de líquidos:  tais quais chás, sucos, laticínios, menos caldos.
Abster-se de alguma das refeições: escolhe-se uma das refeições para não ser feita e comer moderadamente nas duas outras, não se abstendo de água.
–  Jejum completo: neste só é permitido água durante o dia.
E para ser o jejum que é prescrito, necessariamente referir-se-á à alimentação. As demais mortificações, ou penitências, podem ser bem-vindas, porém não são jejum.

 

A abstinência
 

Deixar de comer carnes de animais de sangue quente – bovina (gado), ovina (carneiro), aviária (frango, galeto, galinha…), bubalina etc – , bem como seus caldos de carnes.

 

Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Nos dias prescritos, o jejum feito, ou que se esteja fazendo, não desobriga a abstinência durante todo o dia.

 

Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado quatorze anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida. Além disso, grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.
Abstinência parcial: carne permitida só na refeição principal/completa.

 

Quando fazer Jejum?

 

1.Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: são os dois dias do ano em que a Igreja define jejum e abstinência obrigatórios.

2. Sextas-feiras da Quaresma (que estão entre os dias assinalados pelo calendário antigo como Sextas-feiras das Têmporas): jejum recomendado e abstinência obrigatória.

3. Demais dias da Quaresma, EXCETO domingos: jejum e abstinência parcial recomendados.

4. Demais sextas-feiras do ano, EXCETO se forem Solenidades: abstinência obrigatória, mas não é obrigatório o jejum.

 

Para ficar mais claro ainda: Se alguma solenidade da Igreja cair na sexta-feira, mesmo dentro da Quaresma, não se tem jejum e nem abstinência.

 

PUBLICIDADE