
Foto: Laércio Peixoto
Na última quinta-feira (6), a Arquidiocese de Fortaleza, em parceria com o Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou a coletiva de imprensa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025. O evento aconteceu no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” e foi transmitido ao vivo pelo YouTube da Arquidiocese, com tradução em Libras, permitindo a ampla participação dos fiéis.
A mesa de discussão contou com a presença de Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo de Fortaleza, Patrícia Amorim, Coordenadora da Equipe das Campanhas do Regional Nordeste 1 da CNBB, Professor Rafael dos Santos da Silva, docente da Universidade Federal do Ceará e doutor em sociologia, e Musamara Pereira, presidente da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia. Juntos, discutiram os principais pontos da Campanha e a importância de um compromisso com a ecologia integral.
A Campanha da Fraternidade 2025 tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A escolha dessa temática é inspirada por eventos significativos que ocorrerão em 2025, como o 800º aniversário da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, os 10 anos da publicação da Carta Encíclica Laudato Si’, a recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum, os 10 anos de criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a realização da COP 30, que ocorrerá em Belém (PA), a primeira na Amazônia.