HOME Notícias
CNBB reprova Governo Lula por flexibilizar aborto

"Defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha", diz nota da entidade que congrega centenas de Bispos da Igreja Católica

Na campanha, o candidato Lula gravou um vídeo se declarando contra o aborto

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB reagiu, imediamente, ao avanço na flexibilização do aborto logo nos primeiros dias do Governo Lula. A retirada do Brasil do Consenso de Genebra, uma alinça pela defesa da vida dos nascituros e a favor da família, e a portaria assinada pelo Ministério da Saúde, que desobriga o aviso de profissionais da saúde a autoridades policiais em casos de atendimento a vítimas de estupro, acenderam um alerta na cúpula dos bispos da Igreja Católica, com sede em Brasília. 

Além de reprovar, a CNBB pede esclarecimentos ao Governo Lula sobre a flexibilização do aborto, apoiada na promessa de campanha do presidente, na tentativa de angariar votos do eleitorado católico. 

"As últimas medidas, a exemplo da desvinculação do Brasil com a Convenção de Genebra e a revogação da portaria que determina a comunicação do aborto por estupro às autoridades policiais, precisam ser esclarecidas pelo Governo Federal considerando que a defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha", diz um trecho da nota. 

O Brasil possui 480 Bispos, destes, 370 participam efetivamente da CNBB. A nota da entidade rapidamente se espalhou nas 217 Dioceses e mais de 12 mil paróquias presentes em todos os municípios do Brasil. 

" É preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social", escrevem os Bispos. 

A nota é finalizada com um "Não, contudente, ao aborto".  

Antes da campanha eleitoral, Lula chegou a dizer que consierava o aborto como caso de saúde pública. Contudo, no período de conquistar votos. gravou um vídeo se declarando contrário ao aborto. "Acho que quase todo mundo é contra o aborto. Não só porque somos defensores da vida, mas porque deve ser uma coisa muito desagradável, muito dolorida para alguém fazer um aborto”, disse o então candidato e agora presidente Lula. 

PUBLICIDADE