HOME Notícias
Alece concede Título de Cidadã Cearense à Christiane Leitão e homenageia mulheres advogadas


Foto: Divulgação Alece/ Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou uma sessão solene, na última segunda-feira (16), em comemoração ao Dia Nacional da Mulher Advogada e entregou o Título de Cidadã Cearense à advogada Christiane Leitão, presidente eleita da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio, atendendo ao requerimento da deputada Juliana Lucena (PT), subscrito pelas deputadas Larissa Gaspar (PT) e Dra. Silvana (PL).

 

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), presidiu a cerimônia e pontuou que a eleição de Christiane Leitão foi um marco histórico de representatividade feminina para a OAB-CE, já que ela é a primeira mulher eleita presidente da instituição. 

 

“Somente podemos falar em democracia, se falarmos de igualdade de oportunidades, indiscriminadamente. Sendo assim, o Dia Nacional da Mulher Advogada foi criado justamente para lançar luz na luta pela paridade de gênero na advocacia, que ainda tem desafios a serem superados, como a disparidade salarial e a sub-representação em cargos de liderança. Por meio da luta, da atuação profissional e da afirmação dessas profissionais homenageadas, hoje, na Alece, é possível enxergar avanços, como o exemplo da Dra. Christiane Leitão na presidência da OAB-CE”, declarou Evandro Leitão. 

 

A deputada Juliana Lucena (PT) disse que a celebração do Dia da Mulher Advogada é uma data que convida a refletir sobre a trajetória e a contribuição de grandes mulheres na advocacia. “É com grande honra que este Poder concede, hoje, o título de Cidadã Cearense à presidente eleita da OAB Ceará, Christiane Leitão. Sua liderança é um reflexo do compromisso com a inclusão, a valorização da advocacia e o fortalecimento da democracia. Neste momento tão especial, dedico minha homenagem às mulheres advogadas aqui presentes, verdadeiros pilares da justiça e do progresso social”, afirmou Juliana Lucena.

 

A nova cidadã cearense, Christiane Leitão, nasceu no Rio de Janeiro e por conta do curso de doutorado do pai a família se mudou para o Ceará, onde vive até hoje. Ela falou sobre a importância do título e sobre a responsabilidade de se ser contemporânea de grandes cearenses, como Bárbara de Alencar e Tia Samoa. 

 

“A cidadania cearense que me é concedida por esta Casa, me fortalece no combate a todas as formas de violência contra a mulher. A advocacia é compreendida como uma profissão essencial ao exercício pleno da democracia, pugnando pelo respeito dos direitos humanos e pela almejada justiça social. Para além da imensa responsabilidade depositada por meus colegas advogados na eleição da OAB-CE, reafirmo meu compromisso com a luta em defesa da mulher”, afirmou. 

 

Foram homenageadas na solenidade as advogadas Larissa de Alencar Pinheiro Macedo, Patricia Palhano da Costa, Andrea de Holanda Lucena, Raphaela Barros Gadelha, Eliene de Oliveira Bezerra, Maria Darlene Braga Araújo Monteiro, Luciana Carneiro de Oliveira, Daniella Alencar Matias, Jéssica Teles de Almeida, Geórgia Carioca Melo e Maria de Lourdes Vieira Ferreira.

PUBLICIDADE