Foto: Reprodução
O presidente Lula se encontrou com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em São Paulo, nesta segunda-feira (24). FHC reuniu economistas que participaram da elaboração do Plano Real. “Visitei, em São Paulo, quatro pessoas pelas quais tenho grande carinho: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o linguista Noam Chomsky, o jornalista Mino Carta e o escritor Raduan Nassar. Na sexta-feira passada, já havia visitado, no Maranhão, o ex-presidente José Sarney”, afirmou Lula.
Histórico adversário do PT em campanhas eleitorais, Fernando Henrique declarou apoio a Lula no segundo turno da eleição de 2022, quando o petista enfrentou o candidato Jair Bolsonaro – que se tornou inelegível até 2031 pelo Tribunal Superior Eleitoral. FHC gravou um vídeo pedindo voto em Lula, justificando a “uma história de luta pela democracia e inclusão social”.
Os economistas André Lara Resende, Armínio Fraga, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Pérsio Arida também estiveram com Fernando Henrique Cardoso, que foi presidente do Brasil de 1995 a 2003. Em 1994, FHC era ministro da Fazenda do governo Itamar Franco e foi responsável por implantar a nova moeda do País, que está em vigor até hoje.