Em mais uma iniciativa para combater a ação do crime organizado, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) vai contar com uma delegacia especializada em desarmar o crime organizado.
O titular da pasta, Roberto Sá, disse que o objetivo é desarmar as facções criminosas atuantes no estado. Ela deve funcionar de modo semelhante à que implantada por ele mesmo no Rio de Janeiro.
“Um dos eixos ainda não combatidos, e que atrapalha muito o crime organizado, é o poder bélico desse crime. Eles têm armas de grande poder destrutivo, muita munição e explosivo. Nós vamos implantar uma delegacia dessas, para que essa unidade de investimento tenha foco em padrões de aquisição de arma de fogo, oficinas clandestinas, armeiros, descubra rotas e se efetivamente tem alguém comprando arma legal e desviando para a ilegalidade.” garantiu.
Para enfrentar o crime é preciso investimento, é preciso saber o local onde investir esse dinheiro. Como o governo tem muitas necessidades a atender, priorizar é fundamental. Roberto Sá garantiu que o governador Elmano de Freitas tem atendido a todas as demandas das forças de segurança pública, no combate à criminalidade.
E aqui no Ceará encontro um governo que, desde que cheguei, entrega recurso humano, viatura, tecnologia. Fiz pleito da hora extra, o governador atendeu. Fiz pleito para aumentar a gratificação por apreensão de arma de fogo, o governador atendeu. Então todos os pleitos da segurança que têm sido feitas para ter condições dignas para enfrentar a criminalidade têm sido atendidos, e mais que isso, ele tem estado ao nosso lado quase todos os dias
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou em maio de 2024 uma mudança no comando da Secretaria de Segurança Pública do Estado. O delegado da Polícia Federal, Roberto Sá, foi nomeado o novo secretário, substituindo o delegado Samuel Elânio.
Sá é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ele é especialista em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública, com um módulo internacional em Harvard, nos Estados Unidos, e também possui uma pós-graduação em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas.
Seu currículo inclui ainda a certificação em vários níveis do Curso de Sistema de Comando de Incidentes (ICS) e do Centro de Operações de Emergência, todos da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Ele completou o Curso de Gerenciamento para Segurança de Grandes Eventos, pela Unidade de Segurança Diplomática do Departamento de Estado Americano, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Além disso, Sá tem formação em Planejamento Estratégico pela Academia Nacional de Polícia (PF), onde atuou como tutor da disciplina de Liderança e Gestão Estratégica.
Foto: Lino Vieira