HOME Notícias
Ruver Bandeira: premiado fotógrafo destaca as conquistas na carreira

Renomado professor e fotógrafo subaquático Ruver Bandeira relembrou o início de sua paixão pelos registros imagéticos. “Tudo começou em um batismo de mergulho no arquipélago de Fernando de Noronha, em 1996, quando, enfim, conheci e me apaixonei pelo mundo submerso. Toda aquela beleza que me encantava eu queria compartilhar com minha família, amigos, e, assim, surgiu a necessidade de se fazer os registros do que eu via quando estava mergulhando. Em 2006, retornei para ilha e, dessa vez, levei comigo uma câmera descartável, com filme ainda, para fazer essas imagens quando acabei me encantando pela fotografia. Daí, passei a ver o perfil de grandes fotógrafos da época, investi em equipamentos adequados, comecei a estudar e praticar bastante, transformando o que inicialmente era uma brincadeira em algo realmente ‘sério’, passando a escrever diversas matérias e artigos para grandes revistas e sites especializados em mergulhos”, contou.

 

Quase duas décadas depois, o profissional manteve a disciplina e determinação em sua rotina. “Em 2014, participei de minha primeira competição de grande porte, que foi o Campeonato Brasileiro de Fotos Subaquáticas da CNFVS. Com o tempo, busquei continuar a evoluir, aprender com os melhores fotógrafos, assim também com os meus próprios erros. Após dez anos, conseguimos estar entre os fotógrafos subaquáticos mais premiados da história do nosso País. Foram anos de dedicação, estudo e amor pela fotosub, que nos renderam algumas conquistas e o reconhecimento nacional e internacional de nosso trabalho”, afirmou.

 

O reconhecimento, então, consagrou o sucesso de Ruver. “No ano de 2022, conseguimos ficar entre os melhores fotógrafos subaquáticos do mundo, segundo 35AWARDS International Professional Photo Community, um dos maiores concursos do mundo de fotografia, o que acabou nos trazendo convites e parcerias. Fui convidado a ser um dos embaixadores no Brasil da WAS – World Adventure Society, que tem como missão maior inspirar, educar e fomentar a comunidade global através das atividades de aventura e exploração, o que nos deixou demasiadamente honrado. Conseguimos também parceria com uma das mais renomadas marcas de equipamentos de mergulho do Brasil, que é a FUN DIVE, a qual anualmente nos fornece material de ponta para que possamos mergulhar com mais segurança e conforto, facilitando, assim, o nosso trabalho fotográfico”, relatou.

 

A consciência social e ambiental também integra o contexto dos registros fotográficos de Bandeira. “Busco, através das minhas imagens, não somente mostrar as belezas do mundo submerso, mas, principalmente, tentar sensibilizar as pessoas que, se não soubermos preservar esse frágil ecossistema, não ficará nada para ser apreciado pelas futuras gerações. Devemos lembrar também que para manutenção da vida em nosso planeta, a água é um recurso essencial e, se não cuidarmos da mesma, nossa existência ficará seriamente comprometida”, disse.

 


Foto: Ruver Bandeira

 

Os cliques rendem encantos que ultrapassam sentimentos que os olhos conseguem alcançar. Ruver mencionou seus lugares preferidos. “São ótimas as recordações que tenho sempre que visito algum novo lugar para se conhecer e também mergulhar. Os meus preferidos no Brasil são o Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, Abrolhos na Bahia, Bonito, Jardins e Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul. Internacionalmente, destaco Galápagos, no Equador, Revillagigedo, Baja, Califórnia, Tulum e Cozumel, no México, e as Bahamas. Existem muitos locais incríveis ainda para se desfrutar de mergulhos surreais, como Mar Vermelho, no Egito, Ilha Cocos, na Costa Rica, Ilha de Dominica, no Caribe, e outros mais. Acredito que, com paciência e muito trabalho, vamos, sim, pouco a pouco, conhecendo e desfrutando do que o mundo tem para nos oferecer”, refletiu.

 

As conquistas, portanto, imprimem o sucesso na trajetória do nosso entrevistado. “Nos últimos 10 anos, tivemos a oportunidade de representar tanto o nosso Estado como nosso País em grandes concursos fotográficos, tendo conseguido mais de 30 premiações na minha carreira, destacando: A medalha de prata no Internacional Mares Underwater Photo Marathon 2019; o tricampeonato Nacional de Fotosub online da ABISUB, Vencedor do Concurso Internacional 35AWARDS – SUNKEN SHIPS 2023, Vencedor do Concurso Nacional “A Década do Oceano” Meros do Brasil 2022 (versão brasileira); Finalista dos Internacionais OGPICOTY – OCEAN GEOGRAPHIC Pictures of the Year e United Nations World Oceans Day Photo Competition 2024 e quatro Menções Honrosas no maior concurso de fotografias da América Latina, o International Festival of Photography Brasília Photo Show. Nosso objetivo é de conseguir a cada ano uma maior participação de brasileiros nesses grandes eventos mundiais de fotografia”, concluiu.

Foto Ruver Bandeira: Lino Vieira

PUBLICIDADE