HOME Notícias
Cumbuco recebe o certificado Bandeira Azul e hasteia bandeira durante cerimônia

A praia é a única do Ceará a hastear Bandeira Azul e celebra a chancela ambiental

Foto: Divulgação

Em cerimônia, na manhã do último sábado (26), a Praia do Cumbuco celebrou a certificação e o hasteamento da Bandeira Azul, chancela internacional que atesta as boas práticas ambientais da gestão no litoral. 

Durante o evento, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, destacou as políticas municipais de preservação ambiental que foram primordiais na conquista da certificação internacional e também a ótima parceria com o Governo do Estado do Ceará. 

“Nossa praia do Cumbuco é a única certificada com a Bandeira Azul no Ceará e fico feliz que esse trabalho possa servir de exemplo para tantas outras. Essa certificação é fruto de muitas ações. A Prefeitura está trabalhando para a sustentabilidade do nosso município através de ações de revitalização da praia e também da lagoa do Cauípe, a duplicação da CE 090, saneamento básico, pavimentação e educação ambiental. Essas ações, algumas delas feitas em parceria com o Governo do Estado do Ceará, são de fundamental importância para a consolidação das ações de sustentabilidade no nosso litoral. Isso tudo vai refletir na economia do município, turismo e muito mais emprego para o caucaiense. A certificação Bandeira Azul traz muitas oportunidades para o nosso município. Significa mais desenvolvimento econômico, turismo, emprego e sustentabilidade para nosso povo”, garantiu o prefeito. 

O evento aconteceu ainda com a presença do secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno; secretária de turismo e cultura (SETCULT), Yrwana Albuquerque; presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo, e a coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi.   

Vitor Valim aproveitou a ocasião para ressaltar que muitas novidades estão por vir na área da sustentabilidade e também reforçou parceria com a pasta do Turismo. A secretária Yrwana, da SETCULT, também falou sobre a certificação: "O turismo sustentável é muito importante dentro do poder público, e fico feliz de ter todas as secretarias juntas nessa missão”.

A certificação Bandeira Azul é válida até novembro de 2023. Para manter o selo, a praia do Cumbuco precisa continuar a atender aos critérios rigorosos do programa. A coordenadora do programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, esteve presente no hasteamento e frisou: “Essa é a terceira vez que venho aqui e, cada vez que venho vejo melhoria nas ações de sustentabilidade. O trabalho está só começando, mas fico muito emocionada de presenciar que aqui temos esse compromisso sustentável. Quero dar os parabéns ao poder público municipal, que tem sido muito forte e presente, e à comunidade por essa conquista”.

Saiba mais

Bandeira Azul é uma certificação ecológica, voluntária, concedida a praias, marinas e embarcações de turismo.Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente. 

O Programa Bandeira Azul contemplou, nesta temporada, 29 praias e onze marinas do Brasil. A praia do Cumbuco é a única praia do Ceará a receber essa certificação internacional Bandeira Azul.

PUBLICIDADE