
Foto: Divulagação GCC
Pesquisa destaca o rádio como o meio de comunicação mais confiável no Brasil, reforçando sua importância no cenário midiático nacional.?
De acordo com o estudo realizado pela Ponto Map em parceria com a V-Tracker, divulgado em março deste ano, 81% dos brasileiros confiam nas informações veiculadas pelo rádio.
No Grupo Cidade de Comunicação (GCC), são sete emissoras de rádio. Desde o segmento de música popular, passando pelos públicos adulto, jovem e melhor idade, até ao chamado All News, o GCC se destaca na transmissão radiofônica. Para o presidente do Grupo Cidade, Miguel Dias de Souza Filho, a credibilidade das emissoras de rádio que compõem o grupo é o principal ativo.
"Como as pessoas voltaram para o rádio [durante e após a pandemia] e ali encontraram a confiança da informação. Você vê uma notícias na internet hoje mas é no rádio e na TV que as pessoas vão para ouvir e ver se a informação é verdadeira. Você vê a informação na internet, mas quando você ouve no rádio diz 'é aquilo era verdade', e é isso que acontece", afirma Miguel Filho.
A pesquisa também revelou que 74% da população tem acesso frequente ao rádio, superando outros meios como a televisão por assinatura (75% de credibilidade) e a mídia impressa (68%). ?
Complementando esses dados, o relatório "Inside Audio 2024" da Kantar IBOPE Media aponta que 79% dos brasileiros ouvem rádio regularmente, dedicando em média 3 horas e 55 minutos diários ao meio. A pesquisa destaca a preferência dos ouvintes por conteúdos locais e a agilidade do rádio em fornecer informações rápidas, fatores que contribuem para sua alta credibilidade. ?
O jornalista Tiago Lima é apresentador na rádio Jovem Pan News Fortaleza há sete anos, desde a fundação da emissora, em 2018. Com 25 anos de experiência, Tiago acredita que o rádio tem uma magia que aproxima o público.
"Eu amo o rádio, é minha paixão. Uma alegria é quando o ouvinte se sente de casa e diz 'boa tarde, Tiagão'... é gratificante e ao mesmo tempo uma responsabilidade em levar a notícia verdadeira, com credibilidade", ressalta o jornalista.
Esses números reforçam a posição do rádio como um veículo de comunicação essencial no Brasil, caracterizado pela confiabilidade e ampla penetração na sociedade. Em um ambiente midiático cada vez mais diversificado, o rádio se mantém como uma fonte sólida e acessível de informação para milhões de brasileiros.
Esse veículo não escolhe público. O rádio é democrático, é aberto, é pra todos. O carpinteiro Edmilson da Silva e o engenheiro Mário Sanders não abrem mão do seu radinho, não importa o lugar.
"Eu tenho dois filhos que moram em Manaus. Quando eu vou pra lá, ouço a Jovem Pan News Fortaleza no aplicativo. Eu não largo", diz Sanders.
Já Edmilson quer carregar essa paixão pra toda vida.
"Rádio é minha paixão, e vou levar pro resto da minha vida", reforça Edmilson.