Foto: Reprodução Instagram
O ex-lutador José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. Vítima de demência pugilística, diagnosticada em 2013, ele sofria de Encefalopatia Traumática Crônica, doença similar ao mal de Alzheimer, causada por sucessivos golpes na cabeça e que afeta, principalmente, ex-atletas de boxe.
Maguila nasceu no dia 11 de julho de 1958, em Aracaju. Desde 2017, morava em uma casa de repouso. O apelido foi dado por sua semelhança com um personagem de desenho animado. O peso-pesado começou a carreira no esporte com a ajuda do narrador e empresário Luciano do Valle.
O famoso lutador foi bastante criticado pela fragilidade de seus adversários e a falta de técnica em alguns momentos. Mesmo assim, foi o melhor ranqueado na categoria.
Nos anos 1990, teve a chance de lutar com dois dos maiores nomes do boxe mundial: Evander Holyfield e George Foreman. No entanto, saiu derrotado em ambas as lutas, todas por nocaute. Esta coluna lamenta o falecimento de Maguila e presta suas condolências aos familiares, amigos e fãs do ousado atleta!