Foto: Reprodução TJCE
A desembargadora aposentada Maria Vilauba Fausto Lopes faleceu na última quarta-feira (19). Natural de Icó, a magistrada tinha 75 anos e 36 anos de atuação no Judiciário cearense.
O Poder Judiciário estadual lamentou a sua morte em nota de pesar, quando também se solidarizou com familiares e amigos. Além disso, ressaltou características da desembargadora em sua atuação, como o humanismo e a empatia que marcaram a sua carreira.
Carreira
Maria Vilauba Fausto Lopes ingressou na magistratura em 1987, como juíza substituta da Comarca de Tamboril. Nos anos seguintes, passou também pelas comarcas de Baturité e Tauá, chegando a Fortaleza em 1996.
Na Capital, a magistrada foi presidente da Junta Eleitoral, juíza titular da 5ª Vara da Fazenda Pública, além de ter atuado na 8ª Vara Criminal. Em 2012, assumiu como desembargadora do TJCE, sendo eleita pelo critério de merecimento. Durante os anos em que trabalhou no 2º Grau, presidiu a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Ceará (Cejai), bem como já esteve à frente da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e do Núcleo do Depoimento Especial (Nudepe). Antes de se aposentar, era a presidente do Comitê Multissetorial para Promoção de Políticas Públicas Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua.