HOME Notícias
Espetáculo protagonizado por pessoas com Síndrome de Down estreia em Fortaleza


Foto: Divulgação

"É muito prazeroso a gente ver que a pessoa com deficiência consegue, sim, ultrapassar os seus limites e alcançar o que almeja e quer. Elas só precisam de oportunidade". A frase é da presidente da Associação Fortaleza Down, Shirley Chaves, após acompanhar a rotina de ensaios do projeto Arte de Incluir, que há cinco meses vem reunindo cerca de 50 pessoas com Síndrome de Down em aulas de teatro e dança, desenvolvendo nelas habilidades artísticas, cognitivas e, principalmente, de sociabilidade.

A culminância do projeto poderá ser vista nos próximos dias 20 e 21 de dezembro, num palco profissional, no Teatro Brasil Tropical, onde apresentarão, em uma sessão em dois atos, os espetáculos "Cidade da Harmonia - Um Musical Inclusivo" e "Simples Assim, mas faz uma diferença danada", protagonizados por crianças, jovens e adultos com a Trissomia do Cromossomo 21. Ambos têm em seus enredos narrativas sobre amizade, inclusão e superação, buscando sensibilizar o público para a desconstrução do preconceito e a compreensão sobre as potencialidades das pessoas com Down.

A direção artística é do premiado coreógrafo Cid Neto. A direção cênica da turma de adultos é da atriz Andréa Piol. As arte-educadoras Luiza Torres e Carol Benjamim dirigem as turmas infantojuvenis.

Em Cidade da Harmonia - Um Musical Inclusivo, o público vai conhecer a menina Flor, única habitante da cidade de Harmonia a não ter a Síndrome de Down. Com medo de que Flor seja excluída pelos amigos por ser diferente, seus pais a escondem em casa, a impedindo de realizar seu sonho de ser uma artista. Mas Flor vai contar com uma ajuda especial para se sentir incluída e realizar seu desejo.

Já em Simples Assim, mas faz uma diferença danada, crianças e adolescentes do projeto darão vida a uma fábula sobre amizade e inclusão por meio de pequenas esquetes.

"Desejamos que a partir desse espetáculo o público saia do teatro com uma nova ideia sobre o que sentem e podem as pessoas com Down, e se tornem também multiplicadores da inclusão", convida Shirley Chaves.

Sobre o Arte de Incluir

O Arte de Incluir é uma iniciativa da ONG Associação Fortaleza Down, com apoio da Casa Sensi e do Espaço de Arte Rossana Pucci, e patrocínio da empresa Eneva S.A, através de recursos da Lei Rouanet.

O projeto está em sua segunda edição e os participantes foram escolhidos mediante inscrição prévia. Uma equipe multidisciplinar acompanha as atividades com práticas inclusivas, tanto de caráter prático como teórico, com o intuito de desenvolver o talento e as habilidades artísticas dos integrantes.

Sobre a Associação Fortaleza Down

A Associação Fortaleza Down coordena ações voltadas à defesa e garantia de direitos das pessoas com Trissomia do Cromossomo 21 por meio de iniciativas que promovam sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho sem a barreira do preconceito. A Associação também combate a desinformação sobre o tema, ajudando a prevenir ilegalidades e abusos, além de prestar apoio aos familiares de pessoas com Síndrome de Down. Entre as atividades realizadas pela associação estão iniciativas no âmbito da arte, da cultura, do esporte e do lazer. Atualmente a Associação é composta por mais de 500 famílias de pessoas com T21.

Serviço
"Cidade da Harmonia - Um Musical Inclusivo" + "Simples assim - Mas faz uma diferença danada"
Quando: 20 e 21 de dezembro, com sessões às 16h* e 20 horas
*as sessões de 16 horas serão gratuitas
Onde: Teatro Brasil Tropical (Avenida da Abolição, 2323 - Meireles)
Ingressos: R$30 (meia),  adquiridos pela plataforma Sympla

Fonte: Divulgação

PUBLICIDADE