HOME Notícias
Ceará Natal de Luz tem início no dia 18 de novembro com o tema “Plane Amor, Seja Luz!”


Foto: André Lima

O Instituto CDL e a CDL de Fortaleza apresentaram todos os detalhes em torno da 26ª edição do Ceará Natal de Luz, durante um café da manhã, nesta sexta-feira, dia 4, na sede da CDL, no Centro. 

“Plante amor, Seja Luz!". É com esse espírito que o Ceará Natal de Luz vai celebrar a edição deste ano, que acontecerá entre os dias 18 de novembro e 23 de dezembro com direção artística do Maestro Poty Fontenelle. Além de celebrar a harmonia, o amor e a solidariedade, o Natal 2022 reforçará, mais do que nunca, a importância de trazer para o dia a dia temas como sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

A abertura será na sexta-feira, dia 18, a partir das 17h, na Praça do Ferreira. Com roteiro do grupo teatral Blitz, o musical promete emocionar o público de todas as idades. Além dos atores, o evento contará com apresentações de Marcos Lessa, acompanhado da Orquestra Villa Lobos regida por Poty Fontenelle, e Fafá de Belém. A tão aguardada chegada do Papai Noel vem com efeitos especiais para encantar a criançada e os adultos. Neste dia, às 8h, será lançada operação Centro Seguro, que tem o objetivo de coibir a criminalidade nas vias do Centro da cidade e imediações, além de garantir a segurança das pessoas que frequentarão as lojas para fazer compras de fim de ano.  

“Ao longo de todos esses anos, sempre seguimos firmes com esse compromisso em prol da conscientização ecológica no nosso Estado. O evento tem em seu DNA um compromisso verde com ações que iluminam e incentivam o sentimento de proteção ao nosso planeta para o equilíbrio ecológico. Em 2022, nosso objetivo é conscientizar a população para que todos também abracem essa causa”, explicou Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza e do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social. E assim como nos anos anteriores, o público vai poder trocar garrafas PET por mudas de árvores no posto localizado na Praça do Ferreira.  

Além de iluminar a cidade com uma decoração branca, dourada e verde, que já é sucesso entre cearenses e turistas por diversos pontos da cidade, o Ceará Natal de Luz fará uma homenagem a Pio Rodrigues Neto. Construtor, ambientalista, solidário e poeta, o homenageado foi o idealizador e coordenador do evento por 17 anos.

Durante o lançamento, foi realizada uma apresentação do Coral da Luz e do Minoel (o Papai Noel do Natal de Luz), além de distribuição de mudas de plantas, que fazem parte da ação ambiental do Ceará Natal de Luz.

Coral da Luz e Caminhão da Luz

O tradicional Coral da Luz, um dos ícones do evento, vai fazer sua tradicional apresentação das sacadas do Hotel Excelsior, todos os dias, a partir das 18 horas. Aproximadamente 130 crianças prometem encantar o público com músicas natalinas tradicionais e canções de autoria do Maestro Poty Fontenelle. Para fazer parte do Ceará Natal de Luz, elas precisam ser estudantes de escola pública ou ter bolsa integral na rede particular, manter notas na média e participar de teste de voz.

Criado em 2020, em razão da Pandemia, o Caminhão da Luz também é um dos destaques da 26ª edição. Todo iluminado e decorado com os adornos de Natal, o Coral percorrerá por diversos pontos da cidade, levando a magia natalina a todas as regiões da Capital cearense.

Árvores de redes

A tradicional e original árvore de Natal de redes aclamada por cearenses e turistas estará presente nas Praças do Ferreira (25 metros de altura), no Centro, e na Praça Portugal (36 metros de altura), na Aldeota. O produto artesanal foi usado pela primeira vez para a construção das árvores de Natal da Capital cearense, em 2007. Projetadas pelos arquitetos Pablyto Leivio e Denise Braga, da DP Arquitetura, as árvores de redes são confeccionadas em lycra branca, proporcionando um efeito luminoso gerado pelos refletores e lâmpadas no período noturno. 

Os elementos e a iluminação do Natal de Luz deste ano são inspirados nos traços de Mino Castelo Branco. Nos mais diversos formatos e tamanhos, adornos como anjos, estrelas, sinos, pinheiros, jangadas, revoada de pássaros, dentre outros, enfeitarão 33 logradouros e edifícios, entre órgãos, entidades e prédios públicos. 

PUBLICIDADE