HOME Notícias
Interior do Ceará dá início à vacinação contra Covid-19

Neste primeiro momento, a vacina será distribuída pela Secretaria de Saúde do Ceará para 20 municípios, além da Capital

Foto: Divulgação

Atualizada dia 19/1, às 11 horas 

Com a chegada de 218 mil doses da vacina contra Covid-19 CoronaVac no Ceará, a vacinação já começou em Fortaleza e em algumas cidades do interior do Estado. Cidades como Sobral, Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Camocim e Crateús já haviam vacinados as primeiras pessoas até a manhã desta terça-feira, 19. A perspectiva é que 34% da meta da primeira fase seja suprida com as doses recebidas. 

Neste primeiro momento, a vacina será distribuída pela Secretaria de Saúde do Ceará para 20 municípios, além da Capital. São eles: Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte. A distribuição está sendo feita por meio de aviões, helicópteros e caminhões. 

Primeiro a começar a vacinação no interior do Estado, ainda na segunda-feira, 18, Sobral teve como primeira vacinada a agente comunitária de saúde Ana Maria do Nascimento, de 64 anos. O momento foi transmitido pelo Facebook do prefeito Ivo Gomes e contou com a presença da vice-prefeita Christianne Coelho e da secretária de saúde Regina Carvalho, que aplicou a vacina em Ana Maria. Ao todo, o município recebeu 2.251 doses do imunizante.

Camocim também iniciou a vacinação na noite desta segunda-feira, 18, quando foram vacinadas a médica camocinense Gabriella Fontenele, a técnica de Enfermagem Edna Evangelista, profissional do Centro de Saúde Maria Helena Bottona e do Hospital Deputado Murilo Aguiar. Profissionais de saúde plantonista da Unidade de Pronto Atendimento Francisco Claúdio Gomes também receberam a vacina contra a Covid-19.

Barbalha vacinou a primeira pessoa nesta terça, 19, às 6h30min, no Centro de Atenção Psicossocial III (Caps). A primeira vacinada foi a enfermeira Maria das Dores Felipe de Lacerda, coordenadora da ala de atendimentos de pacientes com coronavírus do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, e a técnica de enfermagem Maria Francineide de Brito.

No Crato, a primeira a ser vacinada foi a enfermeira Ana Cadja Sá Cavalcante Macedo, de 60 anos, que conta com 25 anos de atuação na área e é a profissional mais antiga do município. A campanha iniciou às 7h30min desta terça, 19, aos pés da tradicional Estátua de Nossa Senhora de Fátima. O Crato recebeu 1.312 doses da vacina.

Já em Juazeiro do Norte, a campanha de vacinação iniciou às 8 horas e vacinou primeiramente a auxiliar de Serviços Gerais, Maria Auxiliadora Lima da Silva, de 44 anos.

Maracanaú recebeu as 3.060 doses na noite desta segunda-feira, 18. Entretanto, ainda não há informações sobre se houve vacinação na cidade até o momento. 

Tianguá anunciou que a vacinação na cidade será às 14 horas desta terça-feira, 19, com transmissão pelo Facebook da Prefeitura. Da mesma forma, Iguatu anunciou o início da campanha às 11 horas. 

A cidade de Caucaia, entretanto, a 15 minutos de Fortaleza, ainda não recebeu as doses da vacina, segundo a comunicação da prefeitura.

 

 

PUBLICIDADE