HOME Notícias
Com aumento de casos, Anvisa recomenda suspensão de temporada de cruzeiros no Brasil

A recomendação reforça a necessidade de cuidados devido à pandemia do novo coronavírus e ao aumento de casos de Influenza

Foto: Divulgação

Em nota técnica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República pela suspensão da temporada de cruzeiros no Brasil. A Anvisa já havia sugerido uma paralisação temporária no fim de dezembro.

A recomendação reforça a necessidade de cuidados devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo a Agência, a reunião de pessoas em ambientes fechados e semifechados, e muitas vezes lotados, facilita a transmissão de doenças infecciosas, como Covid-19 e Influenza. 

“Ainda é bastante incerto como o perfil epidemiológico em embarcações de cruzeiros, em um contexto de pandemia de COVID-19, se desenvolverá, mesmo considerando o aumento da vacinação da população e com ampla disponibilidade comercial de testes com alta sensibilidade e especificidade para detecção de infecção pelo SARS-CoV-2 em viajantes”, destacou a nota. 

Logo após o Réveillon, quatro cruzeiros ficaram parados nas costas do País devido a casos de Covid-19 entre passageiros e tripulantes. 

A Agência destaca que o aumento foi detectado principalmente após o Natal, visto que entre 1º de novembro e 25 de dezembro, apenas 31 casos haviam sido identificados, enquanto entre 26 de dezembro e 6 de janeiro, em apenas 12 dias, 1.146 novos casos foram registrados, um aumento de 37 vezes. 

No total, durante a temporada de cruzeiros, do dia 1º de novembro até o dia 6 de janeiro, 1.177 casos positivos foram reportados à Agência. “A evolução da identificação de casos positivos demonstra um aumento vertiginoso dos casos de Covid-19 a bordo das embarcações nos últimos dias, indicando uma mudança radical do cenário epidemiológico”. 

PUBLICIDADE