Grupo Cidade
Modernização: é o detalhe na Maranguape Laticínios


Fotos: Divulgação

O cearense tem o bom costume de experimentar o tradicional das marcas que usa, mas quando a marca se mantêm jovem, ela se mantêm também na mesa do consumidor. O Leite Maranguape, agora Maranguape Laticínios, é uma cooperativa de produtores de leite atuantes há quase 60 anos. 

O redesign da marca, realizado pela Abracadabra Branding e Design, pode ser percebido pela legibilidade e visibilidade de cada elemento na sua aplicação. Os produtos da marca são: leite pasteurizado e UHT, bebidas lácteas, requeijões, doces de leite, manteiga e queijos de coalhos. Além disso, possui, na maioria de seus produtos, versões integrais, desnatados e zero lactose.

E quem disse que isso só tem a ver com o ponto de venda? O PDV (claro!), é o grande beneficiado, mas a linguagem criada pela marca comunica-se muito bem com a web e se correlaciona com a maneira que lemos imagens.

Já parou pra pensar quantas vezes você leu uma palavra e lá estava escrito outra coisa? Isso acontece porque a nossa leitura é por reconhecimento da figura das letras, o mesmo princípio é aplicado a marca, onde ao vê-la, a disposição dos elementos - tipografia, cores, layout - tornam uma leitura visual, facilitando o reconhecimento dos produtos nas prateleiras dos supermercados cearenses. 

Como é bom ver uma empresa envolvida na modernização de seus detalhes. Uma indústria assim não pode mesmo ficar só na modernização de equipamentos. A modernização deve ser percebida em tudo. Em comunicação, tudo funciona como uma engrenagem. E cada parte é importante para o bom funcionamento de tudo.

Sim, mas o que tem isso a ver com o marketing e as vendas? A Maranguape Laticínios, em menos de um ano de mudança, comemora os resultados de todos os produtos que performaram em vendas. Para Júlio Moura, coordenador de Marketing da cooperativa, “este resultado é atribuído a comunicação mais jovens aplicada nas embalagens e em toda a nova comunicação da marca”, conta.

Quando o assunto é comunicação, não dá pra não ser enfático quando se trata de modernização. Porém, a comunicação disso tudo deve ser cada vez mais humana, pensada para o ser humano, afinal, como diz o psicólogo Carl Jung “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

No fim das contas, o que move a Maranguape Laticínios é a sua capacidade de cooperar para o crescimento coletivo de todos os envolvidos desde o processo de produção até a mesa do consumidor. Esse é de fato o maior desenho que a marca pode ter e com certeza, é um princípio que nunca vai ficar desatualizado. Humanizar a marca é (na minha humilde opinião) o melhor conceito de modernização.

Qual dos produtos Maranguape não pode faltar na sua mesa?

Lidu Figueiredo
@lidufigueiredo

 

COMENTÁRIOS