Foto: Reprodução Maniacs Roupas Esportivas
Hipismo e beach tênis são opções de esportes ao ar livre que estão super em alta. Praticá-los resulta em sensações de energia renovada, bem estar, fora os benefícios em relação à saúde e à interação com a natureza e com outras pessoas, consequentemente liberando naturalmente hormônios que nos fazem bem como endorfina e ocitocina.
No entanto, não podemos esquecer de proteger a pele e os cabelos dos danos que o sol e o vento podem causar durante a prática de exercícios, como queimaduras, rugas, manchas, ressecamento da pele e envelhecimento precoce.
Para garantir uma pele com vitalidade e evitar desconfortos, é essencial aplicar um protetor solar próprio para o rosto, de preferência físico, isto é, filtro solar com uma barreira física contra o sol. O FPS elevado – 50 ou superior (protege contra os raios UVB) e PPD um terço do valor do FPS (protege contra os raios UVA). Além disso, o produto deve ser resistente à água e ao suor, além de não ser irritativo, para caso acabe escorrendo para os olhos. Destacando que ele deve ser aplicado na face e no pescoço, 30 minutos antes da exposição, e reaplicado a cada hora no caso desses exercícios.
Quem acompanha minhas redes sociais sabe que também lanço mão de acessórios ao praticar esportes ao ar livre, tais como viseiras, blusas e óculos escuros, todos com proteção solar. Eles protegem o couro cabeludo, orelhas, face, áreas expostas do corpo e que estão sempre expostas ao sol, trazendo um risco maior devido a radiação acumulada. Fica a dica!
Observo também algumas áreas do corpo "esquecidas", como pescoço, nuca, colo, mãos e pernas. Não esqueçam de usar filtros solares para essas áreas e lembrem de reaplicar, como foi dito.
O vento também costuma deixar a pele bem ressecada. Portanto, a hidratação se faz necessária. Hidratantes a base de ureia, polifenóis de uva, glicerina, D-pantenol, lactato de amônia e vitamina E são ótimos para recuperar a pele danificada após o sol. Em caso de ardor e vermelhidão, hidratantes com aloe vera, pepino, alecrim e camomila são úteis. Borrifar água termal ajuda bastante.
A ingestão constante de água é indispensável, visto que a hidratação de dentro para fora ajuda na proteção da pele e no refrescamento do corpo durante as atividades.
Você sabia que a ação do vento e dos raios solares e suor também são prejudiciais para a saúde dos fios capilares? Antes da prática física, aplique um 'leave in' com proteção UVA/UVB visando evitar que os fios desbotem, fiquem com frizz ou ressequem. Ao finalizar o treino, indico realizar uma lavagem completa para retirar o suor e manter a maciez dos cabelos.
Olha só essa dica: sempre pratique exercícios com as madeixas presas, mas com leveza. Lembrando que penteados que tracionam muito a raiz são prejudiciais pois fragilizam os fios e podem resultar em queda.
Agora que você já sabe sobre os cuidados que precisa ter durante a prática de esportes ao ar livre, é sempre necessário lembrar que equilíbrio é tudo! Mente sã, corpo são: e pele e fios também!
Por Viviane Martins
@vivianemartinsdermato