A secretária municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo, participará do evento Diálogo Hemisférico de Cities Forward sobre Resiliência e Adaptação Climática e do Congresso Mundial Iclei 2024, em São Paulo, promovido pelos governos locais pela Sustentabilidade, pelo Resilient Cities Catalyst e pelo Instituto das Américas.
A capital cearense foi, no último mês de maio, a única do Nordeste e sede do workshop de Desenvolvimento de Contexto Favorável, outra iniciativa do programa Cities Forwad. O projeto Conector Verde Urbano, desenvolvido pela Seuma, foi apresentado na ocasião.
Destaque nacional
Única capital nordestina selecionada para participar do programa Cities Forward, Fortaleza se destaca mundialmente pelo seu pioneirismo. “O Conector Verde Urbano consiste em um sistema multifuncional de áreas verdes que abrangerá bairros vulneráveis da nossa cidade. O projeto está em desenvolvimento e visa ao aumento da cobertura arbórea, criando uma conexão entre os diversos hubs de áreas verdes existentes, prevendo, ainda, agricultura urbana, restauração de matas ciliares, recuperação de nascentes e jardins de chuva, entre outras soluções baseadas na natureza. Nossa ideia é mitigar os efeitos das ilhas de calor e alagamentos, problemáticas decorrentes de eventos climáticos extremos”, afirmou Luciana Lobo.
O programa Cities Forward foi uma das promessas feitas pelo presidente norte-americano, Joe Biden, na nona Cúpula das Américas, em junho de 2022. Durante o anúncio dos selecionados, foi destacado o apoio a iniciativas ambientalmente educativas. “Apoiaremos todos os municípios apaixonados por construir um futuro mais sustentável", declarou Biden.