A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará homenageou artistas cearenses em Sessão Solene, na última segunda-feira, dia 11, em alusão ao Dia do Artista. Antônio Marcelo Gran Fort, Alzanete Fernanda de Sousa Moraes, Bil Bonequeiro, Elisângela Diogo dos Reis, Francinice Campos, Haroldo Guimarães, João Teixeira da Silva Filho, Luzia dos Anjos, Marcelo Farias Costa, Nonato Costa, Pedro Precioso, Ricardo Costa, Roberta Welmont e a Banda de Música Padre Assis Portela foram reverenciados na solenidade.
A homenagem foi inciativa do deputado Almir Bié e foi subscrita pelos deputados Sargento Reginauro e Emília Pessoa.
Durante a solenidade, o deputado Guilherme Sampaio ressaltou a importância de reconhecer as garantias para um futuro digno da classe artística. “Depois de uma vida dedicada, não têm recursos da aposentadoria. É preciso trazer esse debate para a Assembleia Legislativa e nos comprometer com o fortalecimento da cultura no Ceará”, afirmou.
A deputada Emilia Pessoa, por sua vez, se manifestou em comunicado. “Suas criações inspiram, emocionam e nos conectam com o mundo de maneiras únicas. Comemorar o dia do artista é celebrar a criatividade e expressão humana através da arte”, disse. A coordenadora de Política para as Artes da Secult, Selma Santiago, analisou a atuação da classe no Estado. “Só no Ceará, são mais de 100 mil agentes culturais e mais de cinco mil espaços culturais cadastrados. São pessoas que sobrevivem da arte”, destacou.
A Frisson cumprimenta todos os artistas cearenses e se integra ao manifesto por reconhecimento, direitos e valorização.