HOME Notícias
Onélia Santana é aprovada pela Assembleia Legislativa para o Tribunal de Contas do Ceará


Foto: Divulgação

A indicação da secretária de Proteção Social do Governo do Ceará, Onélia Santana, para uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado do Ceará foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará em sessão solene nesta sexta-feira (13). A votação secreta registrou 36 votos favoráveis e cinco contrários.

 

Esposa do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o nome de Onélia Santana foi apresentado em requerimento na quarta-feira (11), com apoio de 40 deputados estaduais. No dia seguinte, ela foi sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça da Alece. 

 

Onélia se torna a terceira mulher a ocupar uma cadeira de conselheira no TCE Ceará. Ela se junta às conselheiras Patricia Saboya e Soraia Victor.

 

Onélia Santana

Graduada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri, Onélia Santana é psicopedagoga clínica e institucional, doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP e possui MBA em Gestão Pública pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Também é formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP). 

 

Ex-primeira-dama do Ceará, Onélia foi secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Juazeiro do Norte e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI). Durante o mandato do marido no Palácio da Abolição, Onélia Santana atuou no Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará. Em abril de 2022, ela assumiu o comando da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará do Governo Izolda Cela. 

 

Com o desmembramento da pasta pelo Governo Elmano de Freitas (PT), ela se tornou a titular da Secretaria de Proteção Social. Esta coluna cumprimenta Onélia Santana pela indicação e deseja êxitos ao cargo que ocupará.

PUBLICIDADE