HOME Notícias
Onélia Santana é indicada pela Assembleia Legislativa para o cargo vitalício no TCE-CE


Foto: Divulgação

Secretária da Proteção Social no Governo Elmano de Freitas (PT) e esposa do ministro da Educação Camilo Santana (PT), Onélia Santana é a indicada para o cargo vitalício de conselheira do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) pela Assembleia Legislativa.

 

O presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PDT-CE), anunciou na sessão desta terça-feira (10), que Santana tem o apoio de 39 dos 46 parlamentares da Casa, sendo estes nomes da base aliada e até da oposição.

 

A indicação será lida na sessão da próxima quarta-feira, 11, na Alece, e a expectativa é de que tenha o nome aprovado para o cargo até quinta-feira, 12, após passar por uma sabatina na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa.

 

Segundo Aldigueri, a indicação da mulher do ex-governador "sobrepõe qualquer questão de natureza política partidária". "É uma oportunidade que nós estamos dando para que o Tribunal de Contas do Estado, pela primeira vez, tenha paridade e tenha, a partir de agora, três mulheres na sua composição", disse.

 

A corte tem 7 conselheiros. O cargo exige mais de dez anos em função que requeira "notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública". É preciso ainda ter "idoneidade moral e reputação ilibada". 

 

Onélia Leite de Santana, 42, é secretária de Proteção Social no governo do Ceará. A pasta desenvolve e coordena políticas de assistência social, segurança alimentar e nutricional e artesanato. Onélia tem graduação em Letras, MBA em Gestão Pública e é doutora em Ciências da Saúde. 

PUBLICIDADE