HOME Notícias
Assinada Ordem de Serviço da Central Municipal de Reciclagem do Aracati

Obra está prevista para ser entregue até novembro

Foto: Divulgação Prefeitura do Aracati

A assinatura da ordem de serviço da Central Municipal de Reciclagem - CMR, equipamento que vai transformar a gestão de resíduos sólidos do município, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 6, no Paço Municipal da Liberdade. 

“Uma das coisas que faltavam no Aracati e que me apressava era a implantação de políticas ambientais e a geração de soluções para esses problemas. E agora, já estamos avançando na questão do tratamento de resíduos sólidos”, declarou o prefeito Bismarck Maia. A entrega da obra está prevista para novembro e em seguida deverá ter início a construção do Ecoponto do Aracati.  

Também estiveram presentes o prefeito de Cascavel e presidente do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - COMARES, Tiago Ribeiro; o vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Dr. Dárcio Teixeira; o superintendente do COMARES, Paulo Henrique; a primeira-dama do Aracati, Glaucia Maia; além dos cantadores, secretários municipais e vereadores. 

O presidente do COMARES, Tiago Ribeiro, explicou: “O prefeito Bismarck Maia foi importante, pois em reunião do consórcio ele deu dicas importantes para que o projeto andasse mais rápido”. E finalizou: “O consórcio vinha há quase uma década nessa fase de planejamento, mas com a parceria dos municípios chegamos a esses avanços”. 

O Aracati além de receber a CMR, irá ter a construção do seu Ecoponto, que é um ambiente para a coleta seletiva de lixo.  Esses avanços vêm para mudar a história do Aracati em relação às políticas de preservação ambiental, além de garantir uma melhor trabalho e geração de renda para a Associação de Catadores e Recicladores dos Bairros Pedregal e Pedra Redonda (Assocarepe), que hoje conta com 54 membros, mas que deve expandir sua atividades e número de associados.    

O vice-reitor da UECE, Dr. Dárcio Teixeira, explicou:  “É importante que o Aracati se preocupe com a questão ambiental, a UECE tem um programa muito interessante que segue os objetivos de desenvolvimento sustentável. Essa ação garantirá um ambiente mais saudável”.

O superintendente do COMARES, Paulo Henrique, revelou em sua fala, que dos 21 consórcios que existem no Ceará, o da nossa região está em estado mais avançado de execução. “Um dos frutos é a produção, no laboratório de Cascavel, de adubo orgânico para ser usado nas cidades da nossa região”. 

O que são as CMRs?

As Centrais Municipais de Reciclagem (CMRs), fazem parte de um conjunto de empreendimentos que compõem o Sistema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Através do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - COMARES UCV / Litoral Leste, os entes consorciados terão acesso a esses equipamentos, ficando a cargo do município a sua operacionalização.

A CMR é uma instalação pensada para acelerar o fechamento do lixão do município e o Aracati deve focar num Plano Municipal de Educação Ambiental, com foco em resíduos sólidos, para que os munícipes descartem seus resíduos da forma mais adequada possível.

Publieditorial Prefeitura do Aracati

PUBLICIDADE