Foto: Reprodução
Faleceu na noite desta quarta-feira (8), em Fortaleza, o ex-deputado federal José Linhares, mais conhecido como Padre Zé Linhares, aos 96 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Monte Klinikum há alguns dias, após sofrer uma queda em seu apartamento, na capital cearense.
O quadro de saúde do ex-parlamentar era delicado, agravado pela idade avançada e por comorbidades preexistentes. A família ainda não divulgou informações sobre o velório e o sepultamento.
Padre e Político
Além de sacerdote, Padre Zé Linhares foi filósofo, professor, psicólogo, pedagogo, administrador, escritor e provedor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, na Zona Norte do Ceará.
Sua trajetória política começou nos anos de 1988 e 1989, quando integrou o Partido Democrata Cristão (PDC). Em 1990, foi eleito o deputado federal mais votado do Ceará pelo PSDB, na coligação “Geração Ceará Melhor”, que lançou Ciro Gomes como governador, Lúcio Alcântara como vice-governador e Beni Veras como senador, garantindo vitória absoluta.
Em 1992, deixou o PSDB e filiou-se ao PST. No ano seguinte, ingressou no PP (que posteriormente se tornou PPB e retornou ao nome PP). Foi reeleito deputado federal em 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.
Em 2014, foi escolhido pelo grupo político do então governador Cid Gomes como primeiro suplente na chapa do candidato a senador Mauro Filho, mas a candidatura foi derrotada por Tasso Jereissati, na primeira derrota eleitoral de sua carreira.
Em fevereiro de 2015, ao encerrar seu último mandato como deputado federal, foi nomeado pelo governador Camilo Santana para presidir o Conselho Estadual de Educação do Ceará, cargo que ocupou até recentemente.
Em 2017, Padre Zé Linhares foi indicado como Presidente de Honra do Partido Progressista no Ceará, consolidando sua influência e legado na política do estado.