HOME Notícias
Leo Couto exalta fim da taxa do lixo e fala sobre relação com PDT

Vereador em segundo mandato, Couto é de uma tradicional família de parlamentares

Filho e neto de presidentes da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Leo Couto (PSB) é o novo presidente da Casa Legislativa da capital cearense. Com ampla maioria de votos - 37, dos 43 possíveis -, ele assume a casa com força e muitos projetos. Um deles é uma nova sede para a CMFor.

 

“Estamos trabalhando no novo espaço da Câmara Municipal para ampliar esses serviços para a população e dar mais conforto às pessoas que chegam lá. Para você ter ideia, os gabinetes dos vereadores não têm banheiro. Se o servidor não estiver trabalhando com conforto e feliz, não vai dar o atendimento que a população precisa. Os terrenos do centro são complicados, difíceis, e teria que ter um espaço amplo. Tem algumas opções, se não der no Centro vamos em outra opção, para fazer uma estrutura melhor", afirmou Couto.

 

Em 2022, quando o grupo político do qual fazia parte rompeu com o então prefeito José Sarto (PDT), Leo Couto decidiu apoiar o Ministro Camilo Santana (PT). Na ocasião, o PDT de Sarto escolheu Roberto Cláudio como candidato ao governo do Ceará, e Camilo ficou com o candidato do PT, o hoje governador Elmano de Freitas. Foi aí que Leo manteve sua aliança com o grupo petista.

 

A mudança de chave do meu mandato foi em 2022, quando a gente teve que tomar uma decisão muito difícil, contra tudo e contra todos. Às vezes as pessoas querem tomar um atalho, um caminho mais fácil, mas nem sempre esse caminho mais fácil é o correto. Eu não procuro o caminho mais fácil, procuro o correto

 

No mandato à frente da CMFor, a ideia de Couto é contribuir com o desenvolvimento da cidade. Segundo ele, existe um plano de criar corredor tecnológico na Avenida Dom Manuel, do que ele se diz um apoiador.

 

A ideia nasceu a partir de visitas do prefeito Evandro Leitão (PT) ao espaço do braço de tecnologia e inovação da Pague Menos em Fortaleza, o pmenosLab. 

 

“A gente estava conversando com Deusmar [Queiroz], todo mês 100 jovens mostram suas startups, ideias para quem quer investir. E a partir disso – porque não adianta tirar a galera dos seus bairros e levar, temos que levar o serviço e mostrar o que tem na Câmara, e com isso vamos ter essa proximidade. Sabe quantas gerações um garoto que nasce na favela passa para ir ao grande centro? Quanto demora? São mais de 20 gerações. A gente precisa dar oportunidade, esperança e formação a esses jovens, fazer essa integração e mostrar que a Câmara é realmente a casa do povo”, disse ainda o vereador.

 

Leo Couto é de uma tradicional família de parlamentares de Fortaleza e ser presidente da CMFor também está nessa tradição. Ele é neto de Gerôncio Bezerra, ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza e deputado estadual, e filho de José Maria Couto, vereador por cinco mandatos e que também foi presidente da Casa por três oportunidades.

PUBLICIDADE