HOME Notícias
Bicampeão da Maratona Disney, Vanilson Neves fala sobre sua trajetória

De origem mais humilde, da periferia de Fortaleza, o maratonista Vanilson Neves é um exemplo de superação e da importância do Esporte na vida e construção de um ser humano.

 

O atleta cearense venceu as Maratonas Disney 2022 e 2024 e se tornou bicampeão na prova. Além disso, possui formação em Educação Física e está à frente de uma empresa de assessoria esportiva, a Sub Elite Vanilson Neves, com alunos no Brasil e em outros países.

 

Em uma fase especial de realizações em sua vida, Vanilson concedeu entrevista exclusiva para a Frisson e falou sobre a sua trajetória, conquistas e carreira.

 

Frisson: Quando descobriu a corrida como propósito em sua vida?

Vanilson Neves: Em 2000, eu entrei em um projeto social. Minha mãe me matriculou e os meus irmãos em um projeto do Governo do Estado do Ceará, em Fortaleza. E não só eu, como também outros grandes atletas se desenvolveram nesse projeto. E não só no atletismo, como em outras modalidades também. Eu fiquei cinco anos nesse projeto e na sequência eu fui para São Paulo, onde fui representar o Esporte Clube Pinheiros e fiquei por três temporadas. Depois disso, voltei para Fortaleza e fiquei mais participando de corridas de rua. 

Foi quando decidi voltar novamente para São Paulo, aí já foi com o propósito de estudar para ter algo a mais na minha carreira, para ter o reconhecimento como profissão. Hoje sou formado em Educação Física, tenho duas graduações. Além disso, eu tenho uma empresa de assessoria com cerca de 200 alunos, não só no Brasil, como no exterior também.

O esporte é a principal ferramenta para transformar e salvar vidas. Ele constrói e falamos não somente como atleta. O esporte tem esse poder de construção e formação de pessoas. É o principal eixo para termos uma construção sólida.

 

Frisson: Qual a diferença de competir aqui no Brasil e qual o maior desafio de competir lá fora?

Vanilson Neves: Tem provas e provas. Nós seres humanos nos adaptamos e fácil. No ano passado, eu tive uma grande experiência de treinar com altitude, em que você se prepara em altitudes elevadas, acima de 2 mil metros. Eu fui para a Bolívia e fiz uma preparação para correr na Europa, em Frankfurt. Foi uma experiência de vida em ter não só a corrida como ferramenta principal, como performance, mas como ferramenta de conhecimento, comunicação e de ter essa conexão com outros lugares. E a corrida te proporciona isso, viver a experiência, a oportunidade, de correr em outras cidades e países. É uma energia diferente. E começamos a ter a troca de informações. É muito importante esse desenvolvimento, esse conjunto de sensações totalmente diferentes. 

 

O esporte é a principal ferramenta para transformar e salvar vidas. Ele constrói e falamos não somente como atleta. O esporte tem esse poder de construção e formação de pessoas. É o principal eixo para termos uma construção sólida.

 

 

Frisson: Fala um pouco como é correr com um recordista mundial.

Vanilson Neves: É mais uma história para contar. Nós precisamos ter essas histórias. Para mim, foi uma experiência única de estar correndo com os melhores atletas do mundo. Mais uma experiência que muda a sua cabeça, competir de igual para igual com um profissional que é referência para você. Isso te faz se sentir muito importante. É uma oportunidade de ter essa tomada de decisão, conseguir treinar com mais qualidade, saber que é possível.

 

Frisson: O que você sente quando revê o momento que ultrapassou a linha de chegada na Maratona da Disney 2024?

Vanilson Neves: Lá eu tive dois momentos mais oportunos durante toda a prova, quando eu cheguei ao local e quando cruzei a linha de chegada. No primeiro, quando cheguei no Magic Kingdom, eu passei a acreditar que aquele era o meu dia e a energia do público me fez acreditar até o final. Numa prova de longa duração, os aplausos e a energia dos presentes nos motivam durante a prova. Essa de 2024 foi uma das melhores competições que eu fiz. 

 

Frisson: E é verdade que a mente comanda até onde o corpo deve ir?

Vanilson Neves: É sim. São duas condições que você precisa trabalhar paralelamente: o corpo e a mente. O corpo às vezes está até mais preparado, em sua melhor forma, mas, se sua mente não estiver bem, pode colocar toda a tua preparação pelo ralo. E uma forma que eu tracei de trabalhar o corpo e a mente foi de trabalhar em silêncio, focando mais no meu trabalho pessoal.

E a maratona exige isso, é um jogo de paciência, precisa ter esse controle físico e mental, inclusive não se deixar levar pela emoção.

 

Frisson: Fala um pouco sobre a assessoria, da importância dela no treinamento. 

Vanilson Neves: A corrida é um esporte muito democrático. Não importa a sua riqueza ou o seu poder. Após a linha de largada, somos todos iguais e o que vai definir é o teu condicionamento e teu talento. E a assessoria pode te preparar exatamente para isso, para você quebrar essas barreiras de desafio pessoal e ter condições de superar cada um.

 

Frisson: Qual a frase ou palavra que te define nesse momento?

Vanilson Neves: Eu diria que é realização. Sou um cara realizado, porque todos os objetivos que eu tinha em mente, que eu tracei para mim, eu consegui conquistar. Seja de ser um cidadão, um atleta, um atleta renomado, hoje. Então tenho uma grande sensação de dever comprido. E de com isso, estar ainda incentivando outras pessoas. O esporte ele traz essa visão e essa possibilidade. 

 

Frisson: O que você pensa quando passa na periferia e vê as crianças?

Vanilson Neves: Primeiro passa um filme em minha cabeça por minha história. E além disso, ainda vejo naquelas crianças a possibilidade de existir e desenvolver grandes potenciais no esporte em geral. Hoje, deveria ter mais incentivo para isso, para que as crianças se sentissem motivadas a também mudar as suas histórias.

 

Frisson: Para finalizar, deixa alguma mensagem para quem está querendo começar na corrida.

Vanilson Neves: É uma grande satisfação minha. Vejo que amigos de escola, que na época não corriam, agora estão correndo. E isso é muito bom, porque o esporte ele muda a cabeça das pessoas. E por mais que digam que é uma “modinha”, é uma moda do bem, porque quem segue está se cuidando, cuidando da sua saúde. E estamos falando de saúde, não de recorde, nem de atleta.

Talvez o seu perfil nem seja de um atleta, mas o importante é que seja uma pessoa disciplinada. A corrida te ensina, te induz, a ser uma pessoa mais sólida. A maratona é uma das ferramentas que melhora até mesmo a sua condição de trabalho, porque você consegue ter mais controle nas suas tomadas de decisões, focar mais em seu trabalho. Ela muda seus pensamentos e te faz ser mais disciplinado na sua área de trabalho também. 

Fotos: Lino Vieira

PUBLICIDADE