Foto: Divulgação
O 34° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema começa neste sábado (9) e prestará uma homenagem à Universidade Federal do Ceará pelos seus 70 anos de fundação. O reitor da instituição, professor Custódio Almeida, receberá o Troféu Eusélio Oliveira na solenidade, em que será exibida a première mundial do documentário “Brasiliana: O musical negro que apresentou o Brasil ao mundo”, de Joel Zito Araújo.
O evento ocorre até 15 de novembro, com exibições no Cineteatro São Luiz e em equipamentos culturais locais, sempre com entrada gratuita. Entre os destaques, a estreia brasileira do longa documentário “En la Caliente (Tales of a Reggaeton Warrior)”, coprodução entre Cuba e EUA, dirigido por Fabien Pisani.
Os filmes da Mostra Competitiva Ibero-americana concorrerão ao Troféu Mucuripe nas categorias Melhor Longa-metragem, Direção, Atuação Principal, entre outras, com um prêmio de R$ 40 mil para o Melhor Longa da Mostra, destinado à distribuição no Brasil. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, o Troféu Mucuripe será entregue nas categorias Melhor Curta-metragem e Direção.