Foto: Roama / Divulgação
A 30ª edição do Festival Nordestino de Teatro (FNT) será realizada neste mês, a partir do próximo sábado (7), em espaços diversos, como teatro, escolas, praças e ruas de Guaramiranga. Na programação, com acesso gratuito e para público de todas as idades: espetáculos de artes cênicas e música, ações formativas e cortejo. O evento representa um verdadeiro patrimônio cultural da população da cidade e da classe teatral do Ceará e demais estados da região e acontecerá até o dia 14 de setembro.
Um tradicional cortejo pelas ruas de Guaramiranga vai marcar o início do festival, que nesta edição terá 38 trabalhos cênicos apresentados na Mostra Nordeste, Mostra Palco Ceará, Cenas Germinantes, FNT para Crianças e espetáculos convidados na abertura e no encerramento.
Após a solenidade de abertura, o coletivo Casa de Zoé, do Rio Grande do Norte, apresenta "Sinapse Darwin" (2021). Com roteiro dramatúrgico e direção de César Ferrario, direção de arte de João Marcelino e Direção Musical de Caio Padilha, o espetáculo foi contemplado no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. No elenco, Titina Medeiros, Nara Kelly, Múcia Teixeira, Dudu Galvão, Igor Fortunato, Toni Gregório, Yves Fernandes, Ananda K, Manu Azevedo e Thazio Menezes.
No dia 14, o FNT encerra a 30ª edição com uma homenagem à atriz cearense Ana Marlene, por seus 45 anos de carreira. É com ela o solo "Egoísta", que será apresentado na última noite. Com direção e idealização de Juracy de Oliveira, que divide a concepção dramatúrgica com a autora do espetáculo, Sara Síntique, "Egoísta" conta a história real de Josefa Feitosa, cearense de Juazeiro do Norte, que sempre acreditou que o mundo era muito grande para se perder tempo em um lugar só. Após sua aposentadoria, ela colocou a mochila nas costas e saiu em busca de sua liberdade. O espetáculo integra a Mostra Palco Ceará.
Festival
Ao longo de três décadas, o festival consolidou-se como um importante polo de difusão, circulação e formação nas artes cênicas. A diversidade de sua programação torna o FNT um espaço de promoção e acesso à produção teatral nordestina, cumprindo também um importante papel no desenvolvimento cultural e artístico da população de Guaramiranga e de todo o Maciço de Baturité, onde se localiza.
O 30º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com a consultoria da Quitanda Soluções Criativas e a parceria da Atos Percussivos e da Grão de Guará. Tem o apoio institucional do SESC Ceará, do Instituto Dragão do Mar e do Cineteatro São Luiz, apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual, e do Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo, e o apoio cultural da Enel. O FNT integra a Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará.