HOME Notícias
Ceará fala sobre Hidrogênio Verde em Conferência da ONU nesta quarta; veja onde assistir

A exposição ocorre em Glasgow, na Escócia, e a apresentação acontece ao meio-dia, no horário de Brasília

Foto: Divulgação Fiec

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) irá falar nesta quarta-feira, 3, sobre as oportunidades sustentáveis e de desenvolvimento sustentável sobre o Hidrogênio Verde em uma reunião da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (COP-26), da ONU. O convite para a apresentação foi feito pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

A exposição ocorre em Glasgow, na Escócia, ao meio-dia, no horário de Brasília. A apresentação ficará por conta do engenheiro Joaquim Rolim, coordenador do Comitê de Energia da Fiec. É possível acompanhar todo o processo pelo Youtube do Ministério do Ambiente ou da Fiec. 

A exposição deverá trazer pontos sobre o Hub de Hidrogênio, projeto do Governo do Ceará em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O projeto é um dos principais em relação à descarbonização das empresas nos próximos anos. 

O hidrogênio é uma substância que não se encontra disponível em estado puro. Assim, quando é separado de outras substâncias de forma renovável, é chamado de “hidrogênio verde”. A tecnologia de separação será o processo químico chamado de eletrólise que, pelo uso de correntes elétricas a partir da geração solar ou eólica de energia, resulta na separação do hidrogênio sem a necessidade de combustão e sem emissões de dióxido de carbono na atmosfera. 

Leia também | Ceará assina memorando com multinacional alemã para produção de Hidrogênio Verde

Atualmente, o Ceará já possui 12 parcerias para investimentos no Hub de Hidrogênio, que ficará no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a 60 km de Fortaleza.

PUBLICIDADE