HOME Notícias
Deusmar Queirós, Mario Araripe, Lourival Tavares e Ricardo Steinbruch recebem homenagem da FIEC


Foto: Arquivo Frisson

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará promoverá a celebração anual do Dia da Indústria, marcada pela entrega da Medalha do Mérito Industrial, no dia 9 de maio. A condecoração representa a mais alta distinção concedida pela entidade. Este ano, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, também comandará a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da Confederação Nacional da Indústria.

 

Deusmar Queirós, Mario Araripe, Lourival Tavares e Ricardo Steinbruch serão os agraciados com a honraria no evento deste ano, que reunirá a pompa do poder político e empresarial cearense no La Maison Buffet. 

 

Os industriais e executivos serão homenageados por suas significativas contribuições ao progresso da indústria cearense.

 

Saiba mais sobre os homenageados:

 

Ricardo Steinbruch - Presidente do Conselho de Administração da Vicunha e atual Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT)
-Medalha da Ordem do Mérito Industrial 2024 (CNI)

Ricardo Steinbruch, bacharel em Administração pela FGV, é uma figura de destaque na Indústria Têxtil, com mais de 40 anos de experiência. Atua como Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Têxtil, e desempenhou papéis-chaves em órgãos como CSN e Banco Fibra. Além de seu compromisso com o setor, Steinbruch contribui ativamente para causas culturais, sendo Patrono do Masp e Museu Reina Sofia, e membro de conselhos de instituições como ICESP e Pinacoteca. Seu legado é marcado por liderança empresarial visionária e engajamento em iniciativas culturais.

 

Mário Araripe – Sócio-Fundador da Casa dos Ventos
- Medalha do Mérito Industrial 2024 (FIEC)

Mario Araripe é sócio-fundador da Casa dos Ventos, maior referência em energia renovável no Brasil, responsável por 1/4 de todos os projetos eólicos, e protagonista da transição energética que irá acelerar a reindustrialização do país. Araripe criou a companhia em 2007, como uma desenvolvedora de projetos de geração de energia eólica e, após 15 anos de trajetória, a empresa se consolidou como líder no mercado, atuando de forma verticalmente integrada em todos os segmentos de energia renovável: desenvolvimento, geração, operação e manutenção, comercialização e plataforma de soluções customizadas para acelerar a jornada da descarbonização de empresas de diferentes setores da economia. Atualmente, a Casa dos Ventos possui 3,1 GW de projetos em operação e mais de 30 GW de projetos em desenvolvimento, que equivale ao maior portfólio de renováveis do país. 

 

Além do setor de energia, Araripe também conta com passagens exitosas nos setores: têxtil, construção civil, financeiro e imobiliário. Em 1997, o empresário investiu na fabricante brasileira de veículos Troller, tornando-se o controlador da marca que foi vendida para a Ford em 2006. É formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com curso de extensão pela Harvard Business School (EUA).

 

Deusmar Queirós – Fundador da Pague Menos
- Medalha do Mérito Industrial 2024 (FIEC)

O empreendedor cearense Francisco Deusmar Queirós nasceu em 1947, em Amontada. Começou sua jornada aos oito anos na Mercearia Santo Antônio, destacando-se desde cedo pelo espírito empreendedor. Formado em Economia pela UFC, ampliou seus conhecimentos nos EUA. Além de atuar como coordenador do curso de Economia na Unifor, teve sucesso no mercado financeiro a partir de 1971. Montou a Diretoria de Operações da Bolsa de Valores do Ceará e fundou a PAX Corretora de Valores, em 1977. Em 1981, inaugurou as Farmácias Pague Menos em Fortaleza, transformando-a numa gigante nacional com mais de 26 mil colaboradores e 1.650 pontos de venda, sendo a única varejista presente em todos os estados brasileiros e no DF.

 

Lourival Tavares - Presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção
- Medalha do Mérito Industrial 2024 (FIEC)

Lourival Assunção Tavares, presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção, é um empresário dedicado à promoção da sustentabilidade. Com cinco décadas de foco na fabricação sustentável de cerâmicas vermelhas no Grupo Tavares, ele gerencia um diversificado portfólio de produtos, destacando-se pela ênfase no meio ambiente e na redução de resíduos em obras. O reconhecimento do Instituto Chico Mendes, manifestado por dois troféus, reforça a excelência do Grupo Tavares nesse compromisso ambiental, consolidando a liderança de Lourival Assunção Tavares como um empresário comprometido com um futuro sustentável.

PUBLICIDADE