HOME Notícias
Beleza é fundamental: Dra. Renata Timbó fala sobre o conceito de beleza e a ajuda da tecnologia

Na hora de fazer procedimentos estéticos, é imprescindível ter profissionais habilitados

Que beleza é fundamental, todo mundo sabe e concorda.

Cuidar de si mesma, ter um tempo pra dar uma renovada ou mesmo fazer disso uma rotina saudável.  

Muitos métodos tecnológicos e, principalmente, gente capacitada têm favorecido esse cuidado.

Com larga experiência e conhecimento científico,  a doutora Renata Timbó, médica especializada em dermatologia estética, explica a importância de saber buscar o profissional certo para realizar procedimentos estéticos. Ela ressalta que tratamento de beleza é uma área da saúde e precisa de total cuidado e técnica. 

"Tem que ter muito cuidado. A gente está falando de saúde da pele, do nosso corpo. Tem que procurar profissionais habilitados. A gente tem que ter a segurança que está fazendo a melhor escolha", alerta.

Atualmente, os procedimentos estéticos avançados fazem toda a diferença na hora de ficar mais bonita. A doutora Renata fala sobre os mais modernos métodos utilizados na medicina estética. 

"O preenchimento com ácido hialurônico, que é um dos grandes pilares da dermatologia estética segue em alta, e hoje além dos preenchedores, e do botox - a toxina botulínica - que foram os primeiros, a gente tem várias outras possibilidades de procedimentos como os bioestimuladores de colágeno, os bioremodeladores, fios de PDO, exossomas, terapias regenerativas etc. Então, hoje a gente busca associar os procedimentos pra ter os resultados mais satisfatórios, mais naturais, elegantes, duradouros. É a associação de vários procedimentos", diz.

 


Fotos: Lino Vieira

O mercado da estética tem crescido muito. Além do acesso facilitado, o público entendeu a necessidade de se cuidar, de ter aquele tempo especial íntimo, de cuidado pessoal.

"Nos últimos anos é crescente a busca das pessoas por procedimentos estéticos. Com a pandemia, aumentou muito essa necessidade do cuidado pessoal, do se sentir bem. Então, além dos procedimentos, a gente percebeu um aumento da busca da atividade física, de uma alimentação saudável", explica a doutora Renata.

E já que beleza é fundamental, como é possível definir beleza? Para a doutora Renata Timbó, esse conceito ultrapassa os preconceitos, as barreiras, os estereótipos e até o tempo.

"Não existe idade certa (pra começar tratamento estético), a gente tem que começar o cuidado desde a adolescência. É quando começa a ter os primeiros problemas com a pele, com surgimento da acne, então tem que começar desde essa idade pra evitar marcas, cicatrizes futuras. A nossa perda de colágeno se inicia por volta dos 30 anos, então pra gente gerenciar o nosso envelhecimento, em tese, deve a partir dos 30 anos começar os procedimentos, estímulos de colágeno,  reposicionamento da face, que a gente começa a perder por volta dos 30 anos", esclarece.

E a beleza, para a doutora, vai além de um padrão. 

"Realmente, o conceito de beleza se transformou muito nos últimos anos. A gente vinha de um padrão de beleza que tinha que ter alguns pontos. Hoje, não. Hoje, a gente já entende que a beleza é um conjunto de fatores. Estar bem consigo mesma, irradiar bons sentimentos, boas energias, associada à nossa beleza interior. Beleza não é um esteriótipo, cada um tem o seu modo, cada pessoa é única e a gente tem que realçar a beleza de cada um, da forma como ela é, e não seguir um padrão, e acho que esse padrão nem existe. A gente tem que respeitar a individualidade de cada paciente", conclui.

Confira, abaixo, mais fotos por Lino Vieira:

PUBLICIDADE