HOME Notícias
Líder do governo na Câmara, José Guimarães garante que PT terá 50 prefeitos no Ceará

Deputado Federal anuncia que aliança do PT com PDT é quase impossível

Luizianne Lins pré-candidata à prefeitura de Fortaleza; difícil aliança entre PT e PDT; PT quer ter 50 prefeitos nas próximas eleições. Esses foram alguns temas tratados pelo deputado federal José Guimarães (PT-CE) em entrevista à Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM.

Líder do governo na Câmara dos Deputados, Guimarães conversou com Carla Soraya e Miguel Anderson Costa, na última sexta-feira (25), e falou sobre os temas que estão quentes na política cearense e brasileira. 

Antiga aliança PT-PDT

A primeira questão abordada foi exatamente um possível retorno da antiga aliança do PT com o PDT. Desde o ano passado essa relação está abalada, pois o PDT não quis lançar a então governadora Izolda Cela como candidata à reeleição para o governo do Ceará. Ali, a parceria teve fim e o PT lançou Elmano de Freitas, que venceria a eleição de outubro de 2022. 

"É uma aliança que deu certo, mas agora com essa eleição do Elmano, essa aliança se quebrou por conta da disputa aqui com o candidato do PDT. Nós derrotamos o candidato do PDT, o ex-prefeito de Fortaleza. Portanto, mantido esse formato e essa relação de força em Fortaleza, dificilmente terá aliança”, garantiu Guimarães.

Apesar disso, Guimarães não descartou outro tipo de aliança para outras instâncias, outras esferas.

"Nada é impossível. Tenho a tese de que para uma candidatura ter sucesso em Fortaleza, precisa ter aval das principais lideranças, Lula e Camilo. Portanto, o governador Elmano está se consolidando, a força do PT e a força da nossa bancada. Portando é uma construção”, ressaltou.

Fortaleza Bela

Mas essas relações políticas podem não ser tão simples de serem levadas adiante. É que no PT existe uma disputa pra saber quem vai ser o candidato à prefeitura de Fortaleza. Se uma ala do partido sonha com a filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, existe outra ala que ainda acredita - e espera - na cadidatura de Luizianne Lins. 

Aliás, a ex-prefeita anunciou nessa sexta-feira que é pré-candidata à prefeitura da 4ª maior capital do Brasil.

Coincidência ou não (não foi coincidência), a confirmação da dona do slogan Fortaleza Bela que é pré-candidata aconteceu logo após a entrevista de Guimarães à Jovem Pan News Fortaleza.


Fotos: Divulgação

Evandro Leitão

Não é segredo pra ninguém que o PT - ou parte dele - quer Evandro Leitão em seus quadros, mas essa possibilidade parece estar se esvaziando (apesar de não totalmente) e deve ficar, pelo menos, para um outro momento. O próprio Evandro é muito próximo a lideranças do PT, contudo o momento ainda não dá sinais de que essa filiação virá.

Durante discurso ainda no mês de junho, Guimarães destacou que qualquer membro do PT pode ser considerado possível candidato.

“Não tem problema, se tem companheiros e companheiras querendo ser candidato (SIC), tem que respeitar, qualquer nome para candidato a prefeito ou prefeita de Fortaleza, não tem problema. Se eu quiser ser candidato, tem que respeitar, não pode deixar ter vetos porque o PT é assim. Por que não pode? Pode sim, se a Luizianne quer ser candidata, vamos discutir”, disse José Guimarães na ocasião.

PT em expansão no Ceará

Questionado sobre o número de prefeituras com o PT na liderança, o deputado federal falou sobre as expectativas para as eleições municipais do próximo ano.

“Nós estamos conversando bastante e a minha meta é o PT eleger 50 prefeitos pelo menos no próximo ano. Acho que a gente chega a mais de 40, porque nós estamos em processo de diálogo, com pessoas que tem relação conosco e que votaram no Lula. Não se trata de fazer disputa com nenhum partido aliado”, detalhou Guimarães.

Confira a íntegra da entrevista de José Guimarães à Jovem Pan News Fortaleza no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=P9o-PsF_v08&t=190s

PUBLICIDADE