HOME Notícias
Secretário de Articulação Política do Ceará, Waldemir Catanho fala sobre relação entre PT e PDT

Foto: Lino Vieira 

Atual secretário de Articulação Política do Ceará, Waldemir Catanho concedeu entrevista na última terça-feira, 14, ao programa Revista 1ª edição, da Jovem Pan News Fortaleza, em que discutiu sobre a atual relação entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Ceará, mencionando sua visão sobre falas recentes do ex-prefeito da Capital cearense e ex-candidato ao Governo do Ceará, Roberto Cláudio (PDT). Durante as eleições estaduais em 2022, Roberto Cláudio e o atual governador do Estado, Elmano de Freitas, protagonizaram discussões em debates, prejudicando a aliança entre os partidos.

Destacando eu o atual Governo deverá ser de continuidade do atual senador Camilo Santana (PT), que governou o Ceará entre 2015 e 2022, Catanho trouxe perspectivas sobre projetos articulados em conjunto com o Governo Federal. Ex-secretário do governo da ex-prefeita de Fortaleza Luiziane Lins (PT), entre 2005 e 2012, Catanho também tem histórico de participação em movimentos estudantis e sindicais.  

Confira a entrevista completa concedida pelo secretário à Jovem Pan News Fortaleza: 

Jovem Pan News Fortaleza: Na época da prefeita Luiziane Lins, você era tido como uma força de articulação política. Essa experiência da prefeitura está vindo agora para mais um Governo do PT, nesse caso Governo do Estado. Essas articulações começam também a ser feitas com o PDT, que foi o grande o grande racha que aconteceu até essa eleição se concretizar?

Waldemir Catanho: Sim, a relação com o PDT é prioritária pro governo. O Governo do Elmano não deixa de ser um governo de continuidade, em relação ao que foi o Governo Camilo Santana (PT). O PDT era o principal partido de suporte político ao Governo do Camilo. Tem uma bancada expressiva de deputados estaduais e o poder executivo necessita de apoio na Assembleia para aprovar as iniciativas legislativas. Nós temos já uma uma aliança uma parceria de longo tempo e apesar dos dos rachas e das disputas da eleição do ano passado, o nosso trabalho é tentar superar isso. Na medida do possível, superar essas essas divergências que houveram que ainda existem em alguma medida para governar da melhor forma possível. 

Jovem Pan News Fortaleza: O senhor falou aí da Assembleia. Vai precisar de muita articulação porque agora, antes do início das votações, o partido União Brasil está querendo acionar o regimento interno da Casa pra poder adiar a votação dos projetos do Governo do Estado. Essas negociações vão começar por onde? 

Waldemir Catanho: A interpretação que alguns deputados do União Brasil estão fazendo é de postergar a tramitação dos Projetos de Lei enviados pelo Governo para a Assembleia, mas eu acredito que isso é uma coisa perfeitamente contornável. 

Jovem Pan News Fortaleza: Nós recebemos o ex-prefeito Roberto Cláudio, em que ele já criticava a questão do ICMS. Então como se enfrenta ter um ex-alliado como crítico? 

Waldemir Catanho: Eu até entendo a posição do ex-prefeito. E foi foi derrotado na eleição e deve estar bastante magoado com o resultado. É compreensível, mas quem quem acabou de apoiar a aprovação da taxa do lixo foi o prefeito José Sarto (PDT). Acredito que essa iniciativa deva ter tido o apoio do prefeito Roberto Cláudio, não vi nenhuma palavra dele contra isso. Eu acho que falta um pouco de autoridade para falar de aumento de imposto.

Jovem Pan News Fortaleza: E conta com o grande apoio de Evandro Leitão? É do PDT, mas apoiou a candidatura Elmano para o Governo do Estado. 

Waldemir Catanho: A maior parte dos parlamentares do PDT tem disposição de continuar essa parceria com o Governo do Estado. A maior parte dos deputados eram base do governo Camilo. Pelo que a gente tem conversado, eles tem intenção de manter esse mesmo nível de relação com o governo Elmano. 

Jovem Pan News Fortaleza: Ainda há muitos nomes do PDT no Governo? 

Waldemir Catanho: Sim, com certeza. É em larga medida um Governo de continuidade. Não houve propriamente uma ruptura com o PDT, na verdade houve um embate. O governador Elmano saiu vitorioso. O PT saiu vitorioso. Mas o nosso interesse não é de fazer nenhum tipo de “caça às bruxas” ou qualquer coisa parecida com isso. 

Jovem Pan News Fortaleza: Já há pouco mais de um mês e meio de governo. Ele já tem a cara da atual gestão ou ainda falta muita coisa para ajustar? 

Waldemir Catanho: Ainda falta alguma coisa para ajustar, mas nós já estamos indo no rumo. Mandamos para a Assembleia um desenho do que vai ser o programa de de combate à fome, já mandamos outro compromisso do governador de campanha, que é o mutirão de cirurgias. Tudo isso indica o mote principal do nosso Governo. Se o Ceará avançou muito nos últimos anos, e isso é fato, é fato também que nós ainda somos um estado profundamente desigual. Somos um estado da região mais desigual do País, o Nordeste. O País é um dos mais desiguais do mundo, então temos um nível de concentração de riqueza absurdo, um nível de ausência de acesso a serviços públicos de qualidade da maior parte da população que ainda precisa ser superado… Temos grandes avanços na educação, na saúde, construção de hospitais, hospitais regionais, temos um hospital pra pra inaugurar, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), mas a gente não pode se conformar com isso. Se a gente tem noção do que é a realidade do povo do Ceará, a gente precisa ter a ambição de fazer muito mais. 

Jovem Pan News Fortaleza: O senhor citou duas ações que são prioritárias pro Governo Elmano. Vamos detalhar um pouquinho até para que a população possa conhecer detalhes desses dois programas e, quem sabe, pressionar o seu deputado estadual a votar. Primeiro vamos começar por essa questão das cirurgias. 

Waldemir Catanho: Independente da pandemia, o Estado já convivia com um défict muito grande de cirurgias eletivas: de vesícula, de catarata, de hérnia… A pandemia agravou essa situação porque boa parte do tempo os hospitais não tinham como fazer. A prioridade tinha que ser o atendimento das vítimas da covid-19. Então o nfretamento dessa questão é uma compreensão do próprio Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também está iniciando um projeto a nível nacional de superação dessa situação. Parte do nosso trabalho será feito com apoio do Governo Federal a partir de recursos federais, mas boa parte também será feita com recurso próprio do Estado. Nós estamos desenhando o programa, vendo o que vai ser responsabilidade do município, o que vai ser responsabilidade do Estado. É preciso fazer uma depuração dessa fila, quem já fez a cirurgia, quem não precisa fazer mais. A eventualidade da ocorrência de óbitos. E tratar aquelas que são prioritárias. Exige um esforço de regulação, para que a gente possa concluir esse trabalho no período mais breve. 

Jovem Pan News Fortaleza: E não seriam realizadas só nos hospitais de Fortaleza, certo? Nos grandes hospitais do interior tambem seriam realizadas?

Waldemir Catanho: Tanto em hospitais públicos quanto em hospitais filantrópicos. A nossa ideia é usar toda a capacidade instalada do Estado, seja do Sistema Único de Saúde (SUS), seja dessas entidades filantrópicas, como Santa Casa, como vários hospitais que existem no interior do estado. 

Jovem Pan News Fortaleza: E com relação ao combate à fome? A gente teve no governo anterior distribuição de vale gás ou cartão Mais Infância para as crianças. Vai ter algum outro projeto nesse sentido ou para aumentar o que já tem? 

Waldemir Catanho: Nós vamos aumentar o que já tem e vamos trabalhar também com a ideia de distribuição de cartões no qual as famílias poderão adquirir cestas básicas, como também cozinhas populares que possam produzir esse alimento e ser distribuído. 

Jovem Pan News Fortaleza: Na área da educação, o Governo tem um grande aliado, que é o ex-governador Camilo Santana, mas nós temos muitas obras paradas ainda. O Ceará é o terceiro que vai receber o maior volume de recursos, mas tem muita escola parada para ser terminada. 

Waldemir Catanho: Essa é uma das heranças nefastas do Governo Bolsonaro. O ex-governador Camilo anunciou esses dias uma liberação de recursos no sentido de retomada dessas obras e isso é muito importante para que a gente possa levar mais educação para o povo do Ceará

Jovem Pan News Fortaleza: O que é a principal marca? Tendo esses três pontos que foram divulgados, a principal marca nas reuniões, o que ele quer deixar de marca já começando nesse primeiro ano ou pelo menos no primeiro semestre? 

Waldemir Catanho: A principal marca, eu posso dizer que é o cumprimento desses compromissos de campanha, que são inteiramente voltados para esse combate à desigualdade, para a concretização desses direitos da população, que efetivamente são negados. Existe um descompasso na sociedade brasileira. A constituição diz que as pessoas têm direito à saúde, educação, moradia… Mas a rigor, só quem tem esses direitos plenamente são as pessoas que têm dinheiro. Se eu tenho dinheiro, eu moro num local legal, com saneamento, se eu tenho acesso à saúde… Essa contradição só pode ser superada se o Estado agir de forma firme nisso. É preciso ter serviço público de qualidade para atender quem não pode pagar. Se você não tem isso, as pessoas que não podem pagar simplesmente não vão ter esses direitos exercidos de forma plena. 

Jovem Pan News Fortaleza: E sobre a estrutura, qual seria a grande obra pensada já pelo governo Elmano? Ou ainda está sendo articulada? 

Waldemir Catanho: Nós estamos desenhando isso. Tem uma discussão com o Governo Federal, que quer fazer parceria com todos os estados, sem discriminação de nenhum Governo por ser de qualquer partido, no sentido de que a gente possa ter pelo menos três grandes obras financiadas pelo Governo Federal. Nós estamos fechando fechando essa essa listinha. O aquário não entra no meio, mas é um desafio que a gente tem, de dar um uso para aquela área. A ideia que a gente vem discutindo é a busca de um algum parceiro privado que possa nos ajudar a retomar aquela obra e arcar com a manutenção do equipamento ou pensar em um novo equipamento. Mas livrar ao máximo o dinheiro público de qualquer tipo de gasto lá.

http://<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/akLFVMWkhLI" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

PUBLICIDADE