HOME Notícias
Fundador da agência musical Push, Thiago Camargo começou profissão como DJ nos EUA; veja entrevista

Thiago conversou com a Frisson sobre seus interesses e profissão. Confira a entrevista

Foto: Lino Vieira

Andarilho, amante dos ventos, DJ profissional e fisioterapeuta. Há diversas formas para descrever Thiago Camargo. Apesar de ter nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Thiago mora em Fortaleza desde 2009, em busca dos famosos ventos para o kitesurf, e gosta de destacar que é apaixonado pela cidade. “Só saio daqui para passear mesmo”. 

Descobriu a discotecagem em Dallas, nos Estados Unidos, e de lá transformou a paixão em profissão. Atualmente, é presença frequente no Beach Park, Colosso, Iate Clube e outros locais, principalmente com sua agência musical, Push. 

Thiago conversou com a Frisson sobre seus interesses e profissão. Confira a entrevista: 

Frisson: Além de Fortaleza, onde mais você viveu? Pode contar um pouco sua história como andarilho?

Thiago Camargo: Eu nasci em Umuarama, no Paraná, mas fui criado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Foi quando decidi passar uma temporada fora do País, em 2002. Me mudei para os Estados Unidos e passei cerca de seis anos residindo na cidade de Dallas -TX, onde além de ralar a “bunda” na América, me dediquei a dois hobbies principais: discotecagem, iniciando nos toca discos e mixer, e o kitesurf. Foi daí que viria futuramente despertar minha vontade de conhecer a região do litoral cearense. Me mudei para Fortaleza em 2009.

Frisson: Como você virou DJ? Pode relembrar sua história nessa arte?

Thiago Camargo: Iniciei através de um amigo no Texas, que tinha recém adquirido dois toca-discos e um mixer. Foi amor à “primeira tocada”. Aos poucos, a compreensão de que era possível mesclar músicas e modificá-las, tornando-as contínuas, fez brotar uma paixão quase que instantânea, remetendo lembranças de infância, quando tínhamos um toca disco em casa.

Frisson: Já havia tido outros contatos com a música? Se sim, quais? 

Thiago Camargo: A música sempre esteve presente em casa, com minha mãe, que cantava e tocava piano, e meu pai, que sempre se aventurava em percussões nos churrasquinhos em casa.

Frisson: Que tipo de música você costuma tocar? 

Thiago Camargo: Atualmente, estou mais inserido em um nicho de mercado de eventos sociais, alternando entre, casamentos, festas de 15 anos, eventos corporativos, coquetéis e “residências” fixas, atendendo alguns restaurantes e estabelecimentos em Fortaleza. Como sou um DJ “Open Format” (ou seja, me adapto à proposta do evento), em casamentos e aniversários, seguimos a linha que vai do house ao funk. Gosto de transitar entre a música eletrônica e o hip hop.

Frisson: Você falou que também gosta de tocar com instrumentista. Quais são os instrumentos e como eles conseguem se complementar ao som? 

Thiago Camargo: Tenho vários projetos em paralelo, mas uma atração a mais quando me junto com instrumentistas que se garantem na arte da música. Entre os principais, posso destacar sax, guitarra, percussão, violino e alguns pocket shows, com vocalistas que são referência na nossa querida cidade.

Frisson: Você é DJ residente, certo? Onde seus fãs conseguem te encontrar?

Thiago Camargo: Atualmente, nossa agência atende casas como: Colosso, Coco Bambu Iguatemi, Iate Clube, Beach Park, Taj, entre outros clientes de loja, os quais executamos inaugurações, coquetéis e desfiles.

Frisson: Você possui uma agência, certo? Pode falar um pouco sobre seus clientes? 

Thiago Camargo: A Push nasceu da ideia de facilitar a comunicação entre artistas e clientes, executando a parte administrativa e desburocratizando o processo, agilizando o retorno para os clientes que desejam realizar seu evento com profissionais pontuais e com o estilo certo ao público envolvido em cada ocasião. Entendemos que a parte que compete ao artista é exatamente a música e levar animação necessária para cada evento.

Frisson: Quais são suas inspirações na música? Há outros DJs, instrumentistas, artistas… 

Thiago Camargo: Tenho muitas inspirações nos estilos de flashback, rock, MPB… Mas seguindo na linha dos DJs, poderia destacar na turma das antigas, Frankie Knuckles, Jeff Mills, Bob Sinclair… E trazendo mais pra atualidade, Daft Punk, James Hype, entre muitos outros..

Frisson: Por que ser DJ? O que você sente quando está no palco que te faz seguir com a profissão? 

Thiago Camargo: Levar boa música sempre será meu hobbie, e poder fazer disso uma forma de renda, completa o quebra cabeça. Gosto de desafios, de sair da zona de conforto, de experimentar novas ideias. A leitura de pista mesmo é um desafio constante e ao mesmo tempo gratificante. Mas vai bem além disso. Poder levar o conhecimento a novos alunos, como também ensinar outros DJs já inseridos no mercado que o melhor marketing para eles mesmos é a relação direta que se estabelece com cada cliente, me motiva a evoluir sempre no meu dia a dia e dos que estão conosco.

Frisson: Além de DJ, você também tem outra paixão, certo? O kitesurf. Pode falar da sua relação com o esporte?

Thiago Camargo: Durante a adolescência, eu e meu irmão fazíamos parte do circuito nacional nos campeonatos de Jet Ski, onde me consagrei campeão brasileiro em 2000. e me deu o passe para disputar o campeonato mundial na época, no estado do Arizona, nos EUA. 

O Kitesurf foi uma paixão que iniciou em meados de 2005, e foi o que me trouxe até o Ceará. Digo que o vento me trouxe pra cá, mas as paixões se renovam e descobri outras ao longo dos anos. Wakeboard foi uma delas e, mais recentemente, o surf, empolgado pelo meu filho de seis anos que também iniciou no Wake e agora está se aventurando comigo nas ondas.

Estou bem envolvido também em esportes com remo, visto que tocamos um projeto social há mais de oito anos aqui em Fortaleza, no qual nos reunimos semanalmente para remar com crianças e adultos que tenham algum tipo de deficiência, autistas, síndrome de down, lesados medulares, paralisia cerebral, amputados, cegos e surdos, entre outras, além de dar uma atenção às famílias envolvidas. Pra quem ainda não conhece, acesse @projetoremar e venha ser voluntário também!

 

PUBLICIDADE